Para lutar pela universalização dos serviços de saneamento básico em todo o país, seja na área urbana ou rural, foi lançada nesta terça-feira, 15, na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público.
Durante discurso na solenidade, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) criticou a falta de investimentos no setor. Segundo ele, a privatização do sistema vai piorar ainda mais a prestação de serviços. “As empresas que disputam esse mercado não querem investir em modernização ou ampliação do sistema. Eles querem apenas lucrar e água não é mercadoria. E a Frente vai ajudar na luta contra a privatização”.
SABESP – Zarattini tem atuado contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e ressalta que a criação da Frente Parlamentar será essencial para a defesa da manutenção da estatização da empresa.
“Essa privatização é uma tremenda ilusão. Todo mundo sabe muito bem que o objetivo das empresas privadas é se apropriar do “filé mignon”, daquilo que já está construído, que já foi instalado, das estações de tratamento que estão prontas. Eles não têm interesse nenhum em expandir as redes de água e esgoto. Eles querem pegar o que está pronto e colocar tarifas onde eles possam ter substancial lucratividade. Esse é o objetivo da privatização”, afirmou.
O parlamentar criou um abaixo-assinado para que a sociedade civil se manifeste contra a privatização da Sabesp que já conta com mais de 10.610 assinaturas em apoiamento. “O nosso mandato, o PT e todos que estão no Congresso na defesa das empresas públicas vão se somar a vocês e ao povo brasileiro”.
Para assinar, clique aqui.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público reúne deputados e senadores e é presidida pelo deputado Joseildo Ramos (PT/BA).
Confira o discurso do deputado Zarattini na íntegra: