Economista formado pela USP, Zarattini também integra a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Órgão legislativo do Congresso Nacional, a CMO é composta por deputados e senadores, é responsável pela apreciação dos projetos de lei relativos ao ciclo orçamentário, constituído pelo Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) e aos créditos adicionais.
Com sólida trajetória e reconhecido conhecimento nas áreas de política internacional e defesa nacional, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) foi reconduzido, nesta Legislatura, como integrante da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
Sua presença na comissão reforça o compromisso com uma atuação soberana, democrática e alinhada aos interesses do povo brasileiro.
O deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) compõe a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), um colegiado que é composto por deputados federais e senadores.
Zarattini é economista, graduado pela Universidade Federal de São Paulo (USP) e um especialista em orçamento público.
Entenda as atribuições da CMO
A CMO é responsável pela apreciação dos projetos de lei relativos ao ciclo orçamentário, constituído pelo Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) e aos créditos adicionais.
O deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) compõe a Comissão Permanente de Minas e Energia da Câmara. Ao longo dos anos, o parlamentar tem sido atuante nesse setor que trata de legislar sobre o setor elétrico, mineral energético e o uso de fontes renováveis de energia.
Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Com amplo conhecimento na área, Zarattini é referência em temas relacionados ao petróleo do pré-sal e também na luta por baratear o preço dos combustíveis, gás de cozinha e energia elétrica.
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) é integrante do grupo Parlamentar Brasil-Itália na Câmara dos Deputados. Parlamentar de quinto mandato, Zarattini é descendente de italiano e já ocupou o cargo de presidente em 2016, 2021 e 2022.
Com o objetivo de estreitar as relações culturais, comerciais e políticas entre brasileiros e italianos, o grupo parlamentar Brasil-Itália foi criado em 1979 na Câmara dos Deputados e conta com a participação de parlamentares de vários partidos políticos.
O deputado Carlos Zarattini participa de forma intensa de diversas Frentes Parlamentares na Câmara com intuito de ampliar as discussões sobre os principais problemas do país em diversos setores. Elas são instrumento de discussões entre deputados de vários partidos, sociedade civil e órgãos públicos com o intuito de aprimorar legislação e desenvolver políticas públicas.
Em 2023, Zarattini foi vice-presidente das Frentes Parlamentares Brasil-China e do Brics, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul com foco no desenvolvimento econômico desses países. As frentes tratam das relações sino-brasileiras e entre os países do Brics no âmbito do Congresso Nacional.