Zarattini participa ato político contra deportações de imigrantes pelo governo Trump

Atividade foi organizada pela Rede Sem Fronteiras e movimentos sociais

10 fev 2025, 11:51 Tempo de leitura: 1 minuto, 28 segundos
Zarattini participa ato político contra deportações de imigrantes pelo governo Trump

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) participou de um ato político contra a deportação em massa de imigrantes pelo governo Trump realizado na Câmara Municipal de São Paulo ao lado da vereadora Luna Zarattini (PT). O ato teve como objetivo fortalecer a luta contra as violações dos direitos humanos nas deportações realizadas pelo governo americano, decisão que está afetando milhares de migrantes de todo o mundo, inclusive brasileiros.

O deputado Zarattini enfatizou a importância de garantir os direitos aos imigrantes, incluindo oportunidades de trabalho, acesso à educação e à saúde, além do direito ao voto. “Os imigrantes precisam de direitos, acesso ao trabalho, educação, saúde e, inclusive, ao voto! O Brasil precisa avançar em políticas que garantam dignidade e inclusão para todos que aqui chegam em busca de uma vida melhor”, afirmou.

Também estiveram presentes o ex-coordenador-geral de Política Migratória, Paulo Illes, além de representantes de entidades que atuam na proteção dos direitos humanos e no apoio a refugiados.

Os participantes reforçaram a necessidade de políticas públicas mais justas e adequadas para acolher imigrantes e refugiados que chegam ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Durante o encontro, foram debatidas estratégias para ampliar o suporte a essas permissões, garantindo assistência jurídica, social e humanitária.

Aqui vivo, aqui voto
Em 2013, o deputado Zarattini apresentou na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição nº 347, que altera a redação do parágrafo 2º do art. 14 da Constituição Federal, para conceder o direito de voto para imigrantes residentes no Brasil há mais de quatro anos e que estejam com sua situação migratória regular.