
Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) elogiou a rápida atuação do presidente Lula na assistência ao Rio Grande do Sul durante a tragédia climática que afetou o estado. Ao todo, 80% dos municípios gaúchos foram atingidos pelas fortes chuvas e mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas.
Zarattini ressaltou que o presidente Lula visitou o estado pela primeira vez acompanhado de uma comitiva de ministros e formou um gabinete permanente para discutir estratégias de ação para ajudar a população afetada pelas enchentes. Já na segunda visita, o parlamentar pontuou que o presidente da República convidou o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, para terem dimensão do que está acontecendo na região.
“Além de adotar medidas com rapidez, Lula ainda teve a sabedoria de chamar os representantes dos três Poderes para visitar o estado e terem ideia da proporção dessa tragédia. Assim, podemos superar os entraves e ajudar o povo gaúcho com a celeridade necessária. Estamos todos empenhados nas ações de socorro e assistência às vítimas”, disse.
Zarattini também falou sobre a aprovação do decreto de calamidade pública enviado pelo governo federal para destravar o envio de recursos e viabilizar a reconstrução do estado. “Devemos reconstruir, mas em novos moldes, com respeito ao meio ambiente para que essa tragédia não se repita. Não podemos assistir tudo o que está acontecendo agora e não garantir o cumprimento de políticas ambientais efetivas que evitem uma nova tragédia no futuro”, disse.
Ações para o Rio Grande do Sul: O governo Lula está empenhando todos os esforços necessários para ajudar as vítimas das enchentes. O governo federal instalou hospitais de campanha para atender as vítimas das enchentes e colocou à disposição do estado do Rio Grande do Sul agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Forças Armadas, além de disponibilizar embarcações e veículos para auxiliar no salvamento das pessoas.
Recursos e emendas também foram liberados para ajudar a população afetada: Foram liberados R$ 580 milhões em emendas parlamentares; Foram antecipados R$ 890 milhões em antecipação de auxílios como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Vale Gás e outros. Além disso, o governo também vai liberar recursos para infraestrutura e saneamento do município atingidos.
Assista o discurso.