O vice-líder do governo no Congresso Nacional, o deputado Carlos Zarattini (PT/SP) antecipa que as lideranças partidárias estão buscando acordo para a análise de mais de 30 vetos presidenciais, com a manutenção de algumas decisões do Poder Executivo e a derrubada de outras.
O congressista lembra que a lei de crimes contra o Estado Democrático de Direito foi amplamente discutida e votada por maioria por deputados e senadores, e se torna ainda mais importante derrubar os vetos do governo anterior após os episódios do dia oito de janeiro, com a participação de militares na invasão e depredação das sedes dos três poderes, em Brasília.
Carlos Zarattini comenta ainda sobre o piso da enfermagem, outra matéria aprovada pelo Parlamento, mas com trechos vetados pela Presidência da República. Ele aponta que os governos ao longo do tempo têm evitado promover a indexação de salários e lembra que a garantia do pagamento aos profissionais do segmento está sendo trabalhada pelo governo.
E o deputado ainda cita outros dois vetos que podem ser analisados na sessão conjunta do Congresso Nacional, referente à estruturação da Agência Nacional de Mineração para aumentar a fiscalização sobre o setor privado na exploração mineral e também o veto que impôs a redução dos recursos para programas de eficiência energética.
Fonte: Rádio Câmara