Zarattini enaltece legado das ‘Diretas Já’ na retomada democrática do Brasil

O parlamentar atribuiu aos movimentos sociais e à mobilização de diversos setores em todo o país o mérito pela defesa da democracia.

8 maio 2024, 14:01 Tempo de leitura: 1 minuto, 23 segundos
Zarattini enaltece legado das ‘Diretas Já’ na retomada democrática do Brasil
Foto: Câmara dos Deputados

Durante a sessão solene comemorativa dos 40 anos do Movimento “Diretas Já”, na Câmara dos Deputados, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) ressaltou a importância dos movimentos sociais na conquista das eleições diretas para presidente da República no Brasil.

O parlamentar atribuiu aos movimentos sociais e à mobilização de diversos setores em todo o país o mérito pela defesa da democracia. “Foi um movimento que tomou conta do país, que mobilizou na luta pela democracia, um movimento que foi capaz de enterrar a ditadura”, disse.

O movimento “Diretas Já” mobilizou milhões de brasileiros que saíram às ruas em prol do direito ao voto direto, após 21 anos de ditadura militar. Um dos momentos emblemáticos foi o histórico comício no Vale do Anhangabaú em São Paulo, onde mais de 1,5 milhão de pessoas se reuniram em defesa da democracia plena com a presença de figuras políticas, líderes sindicais, jornalistas, artistas e empresários.

Zarattini também salientou que, apesar da não aprovação da emenda constitucional proposta por Dante de Oliveira em 1985, o movimento “Diretas Já” foi crucial para pressionar o Congresso Nacional e o presidente eleito indiretamente a convocar a Assembleia Constituinte em 1987.

“Sem dúvidas aquele movimento foi capaz de fazer com que o governo instalasse a Constituinte que elaborou e promulgou a Constituição Federal mais democrática da história do Brasil, dando ao povo o direito de eleger novamente um presidente”, afirmou o parlamentar.

Assista o vídeo: