De acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) é um dos 100 parlamentares que comandam o processo de decisão no Congresso Nacional. Pela 13ª vez, o deputado paulista está entre os parlamentares que se destacam na seleção.
Pelo segundo ano consecutivo, o deputado foi escolhido na categoria de formulador. Para Diap, o perfil de parlamentares “que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. São, certamente, os parlamentares mais produtivos.
O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera”, segundo Diap.
O PT possui a maior representação entre os “Cabeças” do Congresso Nacional 2024, com 21 dos 100 “Cabeças mesmo sendo a 2ª maior bancada na Câmara dos Deputados. “Fico honrado por ser eleito novamente um dos políticos mais influentes do Congresso. Isso é resultado de muito trabalho e compromisso com o Brasil, especialmente com a população de São Paulo”, disse.
Economista formado pela Universidade de São Paulo e especialista em Engenharia de Transportes, Zarattini está no seu 5º mandato na Câmara dos Deputados e ocupa o cargo de vice-líder do governo Lula no Congresso. Em 2022, o parlamentar foi reeleito com 147.349 mil votos. Sua trajetória é marcada por lutas e vitórias em defesa da democracia, da soberania nacional e na batalha por mais justiça social.
Zarattini foi o criador do Bilhete Único em São Paulo para reduzir os gastos dos trabalhadores com o transporte. Na Câmara dos Deputados, foi autor de diversas leis, como a Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica e o Auxílio Gás, programas que beneficiaram milhões de famílias de baixa renda em todo o Brasil.