O novo episódio do Podcast Papo Reto com Zarattini trouxe como convidado Marcelo Zero que é sociólogo e assessor de Relações Internacionais do PT no Senado Federal para discutir os avanços da política internacional brasileira e o legado deixado pela Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Durante o evento, o governo Lula lançou a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa apoiada por mais de 80 países, com o objetivo de unir esforços globais para combater as desigualdades e promover maior inclusão social.
Pela primeira vez, o Brasil assumiu a liderança do G20 e Marcelo Zero destacou o papel do Brasil como protagonista de discussões de impacto global. “O presidente Lula colocou na agenda mundial temas fundamentais como o combate à fome e à pobreza. O Brasil já mostrou ser capaz de enfrentar esse desafio ao tirar o país do Mapa da Fome em 2013. Agora, lideramos essa luta globalmente novamente.”
Na conversa, Zarattini destacou que a declaração dos Líderes do G20, que foi aprovada por consenso, trouxe compromissos históricos, incluindo o apoio à taxação dos bilionários, ações pelo clima, transição energética e reforma da governança global. “A tributação dos bilionários foi um dos pontos mais polêmicos e relevantes. Essa medida só será efetiva se adotada globalmente, mas o Brasil tem liderado essa discussão, com Haddad à frente nos encontros de ministros de Economia”, destacou.
Parceria Brasil-China: A entrevista também abordou a consolidação das relações entre Brasil e China, celebrando 50 anos de cooperação. Após a Cúpula de Líderes do G20, Lula e Xi Jinping assinaram 37 acordos bilaterais, fortalecendo a parceria estratégica. Em 2023, o comércio bilateral atingiu um recorde de US$ 157 bilhões, refletindo o papel da China como maior parceiro comercial do Brasil.
Zarattini destacou a importância do encontro para reforçar as relações diplomáticas entre os dois países. Já Marcelo Zero enfatizou o impacto das relações comerciais. “A China é, de longe, o nosso principal parceiro comercial, três vezes mais que os Estados Unidos, por exemplo. Temos superávit comercial com a China e a tendência é que essa parceria estratégica se consolide ainda mais”, afimrou.
Brasil rumo à COP 30 : O podcast também destacou a preparação do Brasil para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, em novembro de 2025. Zarattini celebrou essa oportunidade do Brasil protagonizar debates de alcance global. “Será mais um grande momento para o Brasil, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e o combate ao desmatamento na Amazônia.”
Assista o episódio completo: