Em audiência com o ministro da Defesa, José Múcio, nesta quarta-feira, 17, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) reiterou a importância de democratizar o acesso da população a estratégia nacional de defesa e defendeu que o Legislativo atue para apoiar à indústria nacional de defesa, destacando a importância da Avibras Indústria Aeroespacial.
“O povo precisa entender o papel das Forças Armadas e a importância do país de investir em projetos estratégicos. O presidente Lula e o vice-presidente Alckmin já estão dialogando no sentido de contribui para que os projetos estratégicos avancem e a indústria brasileira de defesa siga competitiva e tudo isso passa pelo fortalecimento da Avibras”, declarou.
Zarattini disse ainda que é preciso incluir no Plano Plurianual (PPA) uma previsão orçamentária para garantir recursos para a continuidade dos projetos estratégicos da defesa nacional. O parlamentar acrescenta que isso é essencial para o Brasil seguir avançando na área de defesa e também fortalecer a indústria nacional, gerando empregos e renda.
“O Congresso precisa debater durante o processo de votação do novo marco fiscal os investimentos para Defesa. Defendo que os recursos destinados aos projetos estratégicos das Forças Armadas fiquem fora do teto de gastos. Manter a continuidade dos projetos é essencial para que o Brasil siga desenvolvendo uma tecnologia de defesa”, concluiu.
Veja vídeo