
A criação de uma moeda comum entre o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos (Brics) foi defendida pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), durante discurso na sessão solene em homenagem ao grupo na Câmara dos Deputados.
“É preciso incentivar as trocas comerciais. Não é possível aceitar um veto ao comércio com uma moeda dos Brics. Nós devemos sim buscar que as trocas comerciais dentro do grupo tenham as suas próprias relações, as suas próprias condições para que haja independência do dólar. Fortalecer o grupo é essencial para combater o protecionismo americano e também impulsionar a economia dos países integrantes”, defendeu.
Zarattini destacou também a importância do fortalecimento multilateralismo, da governança global e combater as mudanças do clima. “O cenário atual do mundo exige comprometimento dos líderes dos Brics que reúnem 43% da população e 38% do PIB mundial. Esse bloco tem a capacidade de incentivar as relações entre os países de forma pacífica elevando o comércio. O que queremos é estimular o investimento venham para todos para a gente poder ter um desenvolvimento global”.
A sessão solene foi presidida pelo presidente da Frente Parlamentar dos Brics, deputado Fausto Pinato (PP-SP).
Assista:
Com informações da Agência Câmara de Notícias