
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) fez duras críticas ao governo de Israel e cobrou uma postura mais firme do Brasil diante do massacre promovido na Faixa de Gaza. A declaração foi feita durante sessão solene na Câmara dos Deputados em memória aos 77 anos da Nakba, palavra árabe que significa “catástrofe”, marco da expulsão de mais de 750 mil palestinos de suas terras em 1948, com a criação do Estado de Israel.
Zarattini classificou como genocídio os ataques promovidos por Israel contra o povo palestino. “É muito importante fazermos essa memória neste momento em que o Estado de Israel, sob o comando de Netanyahu, massacra os palestinos em Gaza. É um verdadeiro genocídio, um massacre contra o povo palestino”, afirmou o parlamentar.
A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada após um ataque do grupo Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023. Em resposta, o governo israelense iniciou uma ofensiva militar que, segundo autoridades locais, já matou mais de 55 mil palestinos. A maioria das vítimas são civis, entre elas mulheres e crianças.
Zarattini defendeu que o Brasil adote um posicionamento mais incisivo em defesa da vida. “Nós temos que nos insurgir. Temos que protestar e exigir do governo brasileiro que rompa as relações com Israel. Isso tem que ser uma palavra de ordem de todos os democratas, de todos aqueles que defendem a vida”, declarou.
Assista: