
Em entrevista ao canal SBT News, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) criticou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por conspirar contra o Brasil nos Estados Unidos. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que se licenciará da Câmara dos Deputados e permanecerá morando nos Estados Unidos. O deputado eleito por São Paulo alegou perseguição política.
Segundo Zarattini, Eduardo Bolsonaro busca tumultuar o cenário político e deslegitimar a Justiça brasileira criando uma falsa imagem de que há uma ditadura no país. “Ele busca vender a narrativa fantasiosa de que não existe liberdade de expressão, o que é um absurdo, um crime. Está usando sua posição para tentar prejudicar o próprio país. Ele está hoje no exterior atuando contra o Alexandre de Moraes e contra todos que defendem a democracia”, afirmou o petista.
O petista também destacou que a saída do deputado para os Estados Unidos ocorre em um momento crucial quando os principais articuladores dos atos golpistas estão na mira da justiça. Na sua avaliação, o parlamentar tenta obter apoio do governo americano de Donald Trump para pressionar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Ele quer impedir que haja punição aos golpistas. Em primeiro lugar ao pai dele, Jair Bolsonaro, e depois a todo aquele grupo que atuava no Palácio do Planalto”, ressaltou Zarattini.
Enfraquecimento da extrema direita: Zarattini destacou que o fracasso da manifestação bolsonarista no Rio de Janeiro, no último domingo, 16 de março, e o autoexílio de Eduardo Bolsonaro são sinais do enfraquecimento da extrema direita. O ato previa a presença de um milhão de pessoas, mas reuniu aproximadamente 20 mil, segundo levantamento da Universidade de São Paulo.
“É mais uma demonstração de fraqueza. Fracassaram na manifestação e agora o deputado que seria eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores abdica do debate político para se autoexilar e tramar contra o país nos EUA. O lugar dele era aqui na Câmara exercendo o cargo para o qual foi eleito, mas ele prefere fazer esse trabalho covarde no exterior”, concluiu Zarattini.
Assista: