Cinco alunas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola da Vila, de São Paulo, entrevistaram o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) nesta terça-feira, 20, como parte de atividade curricular da instituição de ensino. A pauta abordada pelas estudantes foi a emenda de relator, também chamadas de “orçamento secreto”.
Zarattini explicou às estudantes que as emendas de relator foram utilizadas pelos governos passados, de Michel Temer e Jair Bolsonaro, para ganhar apoio aos seus governos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Além disso, o parlamentar acrescentou às estudantes Bruna Bitancourt, Clara Kaminski, Isabela Fuchs, Laura Conishi e Olivia Monaco que as emendas de relator impediam a transparência no processo legislativo, tendo em vista que as indicações dos recursos ficavam em nome do relator, sem mais detalhes de quem foi o propositor e como ou onde o recurso seria aplicado.
A atividade promovida pela instituição de ensino há mais de 15 anos, foi acompanhada pela orientadora educacional Cristina Maher e faz parte da disciplina “Política, Sociedade e Ciência”.
“Esse projeto visa possibilitar aos estudantes vivenciar aspectos importantes da proposta pedagógica da escola e do seu próprio processo de pesquisa e aprendizagem”, explica a instituição em nota.