
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) comemorou a aprovação do Projeto de Lei 5660/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui o Dia Nacional do Hip-Hop, que passará a ser celebrado, anualmente, no dia 11 de agosto, a proposta cria também a semana Nacional de Valorização da Cultura Hip-Hop. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue agora para análise do Senado.
O dia 11 de agosto marca o nascimento do movimento Hip-Hop surgido em Nova York (EUA) em 1973 como forma de expressão da cultura negra e periférica, marcada pela luta por reconhecimento, resistência e denúncia das desigualdades sociais. No Brasil, o movimento ganhou força na década de 1980, especialmente com os encontros de jovens na região central de São Paulo.
Na avaliação do parlamentar, a aprovação do projeto representa uma vitória histórica dos movimentos culturais e sociais que há anos lutam pelo reconhecimento. “Essa é uma vitória de várias associações, fóruns e grupos espalhados pelo Brasil que sempre defenderam a valorização da cultura Hip-Hop”, destacou.
COMPROMISSO – O deputado Zarattini tem histórico de atuação em defesa do movimento Hip-Hop. Ele foi presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Movimento Hip-Hop e é autor do Projeto de Lei 1816/2025, que estabelece diretrizes nacionais para ações de valorização e fomento da cultura Hip-Hop no Brasil. A proposta busca fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão social, ao protagonismo de grupos historicamente marginalizados e ao desenvolvimento da economia criativa nas periferias.
Assista: