
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) está atuando junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para garantir a inclusão dos componentes curriculares de Dança e Teatro na Prova Nacional Docente (PND). Essa articulação vem em resposta à exclusão dessas linguagens artísticas da avaliação de 2025, o que gerou mobilização da categoria de profissionais de artes.
Nesta terça-feira (17), Zarattini participou de uma reunião com o presidente do Inep, Manuel Palacios, para cobrar a correção da exclusão de Dança e Teatro na prova. “Participamos de uma reunião no Inep, órgão responsável pela prova, para pedir a inclusão de Dança e Teatro entre os componentes curriculares. A exclusão foi um erro grave. Viemos pedir que essa correção seja feita ainda este ano”, afirmou o parlamentar.
A ausência de Dança e Teatro contraria a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina que o ensino de Artes na educação básica deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, dança e teatro. A decisão do MEC e do Inep compromete a valorização da formação de milhares de professores formados nos 99 cursos de licenciatura reconhecidos pelo próprio MEC, além de afetar diretamente a qualidade do ensino artístico nas escolas brasileiras.
Segundo Zarattini, o presidente do Inep informou que, devido ao cronograma avançado, não será possível incluir os componentes na edição de 2025. No entanto, foi garantido que a prova de 2026 contemplará Dança e Teatro. “É um avanço importante na defesa da categoria. Seguiremos acompanhando de perto esse processo para garantir que Dança e Teatro sejam devidamente valorizados e incluídos nas próximas edições”, destacou Zarattini.
Zarattini é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Dança na Câmara dos Deputados e tem acompanhado de perto as demandas da categoria. O parlamentar tem forte atuação em defesa da valorização da arte, da cultura e do reconhecimento profissional dos artistas. O Exame – A Prova Nacional Docente será aplicada em todo o Brasil no dia 26 de outubro de 2025 e integra o programa Mais Professores para o Brasil. O exame é destinado aos estudantes concluintes de cursos de licenciatura inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das licenciaturas, bem como aos demais interessados em participar de concursos e processos seletivos para ingresso na carreira docente da educação básica pública. A avaliação poderá ser


Assista ao vídeo abaixo: