O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) celebrou a aprovação da sua emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025, o PLN 3/2024, que visa implementar o programa “Água Boa para Todos”. A iniciativa destina recursos para a compra de purificadores portáteis de água, que funcionam como pequenas estações de tratamento de baixo custo. Com aprovação, o recurso necessário foi incluído no orçamento de 2025
A medida busca atender as mais de 8 mil escolas públicas brasileiras que ainda não têm acesso à água potável, impactando diretamente 1,3 milhão de alunos em todo o país. Atualmente, três em cada quatro unidades de ensino estão sem acesso à água potável. Boa parte está em áreas rurais, o que torna o problema ainda mais grave.
O parlamentar acredita que a medida trará não apenas água potável, mas também maior eficiência na aplicação dos recursos. “Em algumas regiões, o Ministério da Educação repassa verba para a compra de galões de água. Com os purificadores, esse dinheiro poderá ser usado para melhorar a qualidade da merenda escolar e a manutenção das unidades”, afirmou.
Zarattini reforçou que garantir água potável é um passo essencial para melhorar as condições de aprendizagem e de saúde nas escolas públicas, especialmente nas regiões mais vulneráveis. “Nossos alunos precisam de condições adequadas para estudar. Água é uma necessidade vital e sem acesso a esse recurso básico o desenvolvimento dessas crianças fica comprometido”, afirmou.
O projeto já conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).