Economista formado pela Universidade de São Paulo e especialista em Engenharia de Transportes, Carlos Zarattini (PT/SP) está no seu 5º mandato na Câmara dos Deputados e ocupa o cargo de vice-líder do governo Lula. Em 2022, o parlamentar foi reeleito com 147.349 mil votos.
Foi vereador, deputado estadual e secretário de Transporte em São Paulo. É filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1987 e sua trajetória é marcada por lutas e vitórias em defesa da Democracia, Soberania Nacional e de Leis que ajudaram a reduzir o custo de vida das famílias brasileiras.
Militante sindical, Zarattini teve relevante participação na luta por direitos dos gráficos e dos metroviários em São Paulo. Foi eleito secretário-geral do Sindicato dos Metroviários por duas vezes e participou da luta por significativas conquistas da sua categoria como o adicional de periculosidade elétrica, a redução da jornada de trabalho para 36 horas e reajustes salariais.
Como vereador, foi autor e aprovou o projeto de Lei que instituiu o Bilhete Único na Capital Paulista, proposta que completou 20 anos e até hoje ajuda a reduzir os gastos dos moradores da periferia com transporte. Atuou como secretário dos Transportes e das Subprefeituras na Prefeitura de São Paulo deixando um legado de boas conquistas como a reestruturação do sistema de transporte público da cidade, criou o sistema de escolar gratuito, o chamado ‘Vai e Volta’, regulamentou o sistema de fretamento de táxis e ampliou os quadros operativos da Companhia de Engenharia de Tráfego.
Enquanto deputado estadual, aprovou o Projeto de Lei 404/1999, que estipulou o limite máximo de 35 alunos por sala de aula. Já como deputado federal é sinônimo de luta, trabalho e compromisso com o povo. Sua experiência parlamentar, capacidade de diálogo e articulação fazem dele uma referência no Parlamento. Foi eleito por 13 vezes um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso. Em 2017, foi eleito líder da bancada do PT na Câmara e nos anos de 2019 e 2020 foi designado líder da Minoria no Congresso Nacional.
Zarattini relatou importantes projetos de lei para o combate à corrupção, como é o caso do PL nº 6826/2010, que originou a Lei Anticorrupção 12.846/2013, e o PL nº 10887/18 que alterava a Lei de Improbidade Administrativa. Aprovada na Câmara e no Senado, a nova LIA (Lei nº 14.230/2021) garante o combate à corrupção na Administração Pública e dá maior segurança jurídica aos gestores. Ele ainda é autor do PL nº 1202/2007 sobre regularização do Lobby que já foi aprovado na Câmara e agora tramita no Senado Federal.
Para baixar o custo de vida das famílias de baixa renda, Zarattini apresentou e aprovou a Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica (12.212/10), que beneficia mais de 11 milhões de brasileiros, e da Lei do Auxílio Gás (1.234/21), que garante desconto de, no mínimo, 50% para os mais pobres na compra do botijão de gás a cada dois meses, uma proposta que beneficia mais de 5 milhões de famílias.
Foi autor de emenda na Lei 14.071/20 que ampliou para 40 o número de pontos na Carteira Nacional de Habilitação para efeitos da suspensão do direito de dirigir para motoristas profissionais. É autor do importante projeto de lei 3.422/21, que visa prorrogar por mais de 50 anos a Lei de Cotas nas Universidades.
57ª LEGISLATURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Em 1 de fevereiro de 2023, Zarattini assumiu pela 5ª vez o cargo de deputado federal. O norte do seu novo mandato será contribuir com o governo do presidente Lula na recondução do Brasil ao crescimento econômico, com geração de emprego e renda e respeito aos direitos sociais e aprovar Leis que garantam moradias populares, alimentação mais saudável para população e encabeçar lutas antirracistas.
Nesta legislatura, Zarattini já apresentou proposta para criação de duas frentes parlamentares para debater projetos estratégicos da Defesa Nacional e em defesa dos Interesses da Classe dos Taxistas. Também está encabeçando a reinstalação do Grupo Parlamentar Brasil-Itália.
O deputado está em processo de solicitação de apoiamento para assegurar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da sua autoria, que tem como objetivo modificar o artigo 142 da Constituição Federal acabando assim com qualquer margem de interpretação sobre o papel das Forças Armadas e o seu “suposto” poder moderador. A minuta da PEC propõe excluir as chamadas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), impedir a participação de militares na política e ainda determina a transferência para a reserva do militar que assumir cargo público.
Moradia digna: Zarattini apresentou uma emenda a Medida Provisória 1162/2023 do governo Lula, que restabelece o Minha Casa Minha Vida, instituindo a criação do aluguel social. O objetivo é reduzir as despesas com moradia e possibilitar a compra da casa própria. A proposta prevê a compra de imóveis pelos governos municipais e estaduais para serem alugados para a população sem moradia. Depois de um determinado tempo pagando o aluguel num mesmo imóvel, a família pode se tornar a proprietária. Em 2016, um projeto de Lei também foi apresentado com o mesmo teor.
QUEM É O ZARATTINI?
Deputado sempre presente e trabalha para que o povo tenha mais qualidade de vida e direitos garantidos!
Carlos Zarattini tem sua trajetória marcada por lutas e vitórias em defesa da democracia, da soberania nacional e na batalha por mais justiça social. Sua vida pública é marcada por muito trabalho em busca de uma vida melhor e mais barata para o povo brasileiro.
Conquistas: Zarattini criou o Bilhete Único em São Paulo para reduzir os gastos dos trabalhadores com o transporte. Na Câmara dos Deputados, foi autor de diversas leis, como a Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica e o Auxílio Gás, programas que beneficiaram milhões de famílias de baixa renda em todo o Brasil.
Formação: Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Engenharia de Transportes.
Na luta: Zarattini está no seu 5º mandato consecutivo como Deputado Federal. Em 2022, o parlamentar foi reeleito com 147.349 mil votos. Foi vereador em São Paulo, Deputado Estadual, Secretário de Transportes e das Subprefeituras no Executivo paulistano. Militante sindical, teve relevante participação na luta por direitos dos gráficos e dos metroviários.
Referência na Câmara: Zarattini é sinônimo de luta, trabalho e compromisso com o povo. Sua experiência parlamentar, capacidade de diálogo e articulação fazem dele uma referência no Parlamento. Foi eleito por 11 vezes um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso.
Comissões Permanentes: integra as Comissões de Minas e Energia e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
Comissões mistas: Integra a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e a Comissão de Controle das Atividades de Inteligência no Congresso Nacional.
Frentes Parlamentares: Zarattini foi eleito vice-presidente das Frentes Parlamentares Brasil-China e do Brics, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul com foco no desenvolvimento econômico desses países.
Grupo Parlamentar: Zarattini, que já presidiu por três vezes o Grupo Parlamentar Brasil-Itália e na 57º Legislatura vai seguir como integrante desse grupo de deputados que atuam para intensificar as relações entre os dois países.
Reconstrução do Brasil: Zarattini foi escolhido vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional.
MANDATOS
Deputado(a) Federal, 2023-2027, SP, PT.
Deputado(a) Federal, 2019-2023, SP, PT
Deputado(a) Federal, 2015-2019, SP, PT
Deputado Federal, 2011-2015, SP, PT.
Deputado Federal, 2007-2011, SP, PT.
Deputado Estadual, 1999-2003, SP, PT.
Vereador, 1995-1996, SP, PT.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
1985-2006: Analista Operacional, Companhia do Metropolitano de São Paulo.
2001-2002: Secretário de Transportes do Município de São Paulo, São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo.
2003: Gerente Regional de Administração, Ministério da Fazenda em São Paulo,
2004: Secretário de Subprefeituras do Município de São Paulo.
2005-2006: Assessor Parlamentar, Câmara Municipal de São Paulo.
Atividades Sindicais, Representativas de Classe e Associativas:
1987-1992: Diretor, Sindicato dos Metroviários de São Paulo – Secretário-Geral.