ENERGIA SOLAR: LIMPA, SUSTENTÁVEL E BARATA PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA
A energia solar, como o próprio nome diz, refere-se à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol e pode ser transformada em energia elétrica por meio de um sistema chamado fotovoltaico (placas solares). É uma energia limpa, sustentável porque economiza os recursos naturais como gás natural e petróleo e de baixo custo.
A medida aprovada pelo deputado Zarattini na Lei 14.120 de 1° de março de 2021, autoriza as concessionárias e permissionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica a instalar placas solares em prédios públicos como escolas e postos de saúde, utilizando recursos que já são cobrados na conta de luz destinados a programas de eficiência e desenvolvimento energético.
Como vai funcionar: As placas solares (sistema fotovoltaico) produzem a energia, o equipamento público (escola, UBS…) utiliza a energia e o excedente de energia será disponibilizado para ser distribuído para as famílias de baixa renda da região pela empresa de energia. Essa Lei, apesar de aprovada, segue aguardando regulamentação por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ou seja, Bolsonaro não coloca em prática essa importante medida de redução no valor da energia.
“A ideia é expandir o benefício da Tarifa Social assegurando que famílias de baixa renda possam pagar menos pela conta de luz. Famílias de baixa renda receberão energia mais barata”.