Sempre que você ver alguma notícia falsa envolvendo o PT, nos envie por aqui. A batalha contra a fábrica de mentiras não se vence sozinho. Contamos com vocês!
Recebeu uma notícia no WhatsApp? Uma manchete chamou sua atenção no Facebook? Pare e reflita! As fake news são feitas para mexer com você, causar raiva, surpresa, repulsa. É assim que, no impulso, muita gente repassa adiante. É preciso desconfiar e, para checar se é verdade mesmo, separamos algumas dicas simples:
1) Qual a fonte?
A imagem veio sem citar fontes? É motivo para desconfiar. Há algum link junto à mensagem? Você conhece esse site? Se for possível, que tal pesquisar sobre ele no Google? É aquele site que está sempre atacando o mesmo lado? Melhor ter um pé atrás…
2) Não pare no título
Às vezes ele pode enganar você. Lembre-se: eles são feitos para impactar. Leia a notícia completa.
3) Questione a notícia
As informações que estão no texto se sustentam? Os dados apresentados são plausíveis? Tome cuidado com suas crenças também: será que elas podem estar afetando seu julgamento e fazendo você acreditar em algo sem sustentação na realidade?
4) De quando é a notícia?
É muito comum notícias antigas circularem fora de contexto, causando confusão.
5) Mais alguém falou sobre isso?
Pesquise as informações no Google e veja o que outros sites dizem. Se a informação é assim tão bombástica, você acha que só um site iria noticiar e os outros ficariam para trás?
Se você se interessa em estratégias e dicas para combater as fake news, que tal se tornar um caçador de fake news? Cadastre-se! Aqui no Verdade na Rede, também contamos com sua ajuda para denúncias de desinformações que rodam por aí. Sempre que você ver alguma notícia falsa envolvendo o PT, nos envie por aqui. A batalha contra a fábrica de mentiras não se vence sozinho. Contamos com vocês!
Acesso o link a baixo para fazer sua denuncia:
Matéria publicada originalmente no site Partido dos Trabalhadores e replicada neste canal.