Na Argentina, uma aula sobre democracia com três grandes liderança do continente latino-americanos: Pepe Mujica, Lula e Alberto Fernández.
Em vídeo que homenageia o Dia da Democracia na Argentina, dia 10 de dezembro, o ex-presidente Lula, o uruguaio Pepe Mujica e o presidente Alberto Fernández falam juntos da importância do modelo democrático para uma sociedade mais justa e igualitária.
No vídeo, o presidente argentino diz que democracia sem justiça e igualdade não é democracia. “A democracia é a melhor maneira que temos na sociedade para podermos conviver. Supõe respeito, supõe gerar Justiça e dar igualdade”, diz Fernández.
Para o ex-presidente uruguaio, a democracia nunca está terminada nem perfeita, mas é preciso ir lutando para melhorá-la. “Somos iguais por direitos mas, por hora, ainda não somos iguais nas oportunidades frente a vida. É uma dívida”.
O ex-presidente Lula destacou que a democracia é melhor forma de governo porque permite a pluralidade, a divergência e a diversidade. Entretanto, disse, na maioria dos países, a elite econômica e a política se apoderaram da democracia, o que faz com que a Justiça desses países tenda a beneficiar os ricos em detrimento da classe pobre.
“É sempre a pressão sobre as pessoas mais pobre. Então, penso que a democracia é um processo de aperfeiçoamento”. Lula também destacou que a democracia não pode ser encarada como um pacto de silêncio social, pelo contrário: “É um processo de efervescência da sociedade na busca da construção de um mundo justo, mais solidário, mais fraterno e mais humanista”.
Matéria publicada originalmente no site do PT e replicada neste canal.