O povo volta às ruas com o Grito dos Excluídos e das Excluídas e a campanha #ForaBolsonaro nesta terça, 7. Mobilização nacional defende a democracia, é contra o desemprego e a fome
De Norte a Sul, brasileiros vão ocupar as ruas neste 7 de Setembro a favor da democracia e contra o desgoverno de Bolsonaro, que direcionou o país para a fome, o desemprego e para a morte. Todas as regiões do Brasil aderiram à mobilização nacional do Grito dos Excluídos e das Excluídas e da campanha #ForaBolsonaro. Os protestos também estão agendados no exterior.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) produziu um mapa online para dimensionar os protestos. Com a ferramenta online, é possível acessar as informações exatas sobre o local e a hora em que os atos estão programados.
O Grito dos Excluídos
O movimento do Grito dos Excluídos e das Excluídas, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mobiliza os trabalhadores do campo e da cidade desde 1995 no Dia da Independência. A manifestação é uma das mais tradicionais da história de luta do povo brasileiro.
A CNBB defende a democracia e é contra o desemprego e a crise econômica que atinge o país, acentuando as exclusões sociais. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, divulgou nesta sexta-feira, 3 de setembro, um vídeo com mensagem sobre o Dia da Pátria. Veja a íntegra da mensagem do arcebispo.
“Quem se diz cristão ou cristã deve ser agente da Paz e a paz não se constrói com armas. Somos todos irmãos. Esta verdade é sublinhada pelo Papa Francisco na carta encíclica Fratelli Tutti”, disse Dom Walmor.
“Não se deixe convencer por quem agride os poderes Legislativo e Judiciário. A existência de três poderes impede a existência de totalitarismos”, disse Dom Walmor, sem citar nomes, em alusão às manifestações de Bolsonaro.
#ForaBolsonaro em todo o país
Assim como o Grito dos Excluídos, os protestos pelo #ForaBolsonaro, que iniciaram em maio deste ano, têm o intuito de unir grupos, entidades e movimentos sociais que estão comprometidos com as causas das pessoas excluídas em um governo mal administrado.
Matéria publicada originalmente no site Partido dos Trabalhadores e replicada neste canal.