A taxa nacional de desemprego no Brasil caiu para 7,7% neste trimestre, o menor índice desde 2015. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, houve um recuo de 0,4 ponto percentual em relação ao 2º trimestre do ano (8%) e queda de 1,0 ponto percentual ante o mesmo período de 2022 (8,7%).
Em comparação ao segundo trimestre de 2023, três estados brasileiros apresentaram queda nos índices de desocupação. O estado de São Paulo, recuou de 7,8% para 7,1%; Maranhão de 8,8% para 6,7% e Acre de 9,3% para 6,2%.
O deputado federal e economista pela Universidade de São Paulo Carlos Zarattini (PT/SP) pontuou que esses números são resultados das políticas implementadas pelo atual governo. “Os números de desemprego no país estão em queda constante, esse é o efeito das ações do Governo Lula. Um governo que se preocupa com o crescimento econômico do país e sobretudo com o povo”, disse.
O número da população ocupada foi de 99,8 milhões, apresentando uma alta de 0,9% em relação ao semestre anterior, o maior registro da série histórica desde 2012.