A retomada dos programas sociais pelo governo Lula foi destacada pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) como um dos principais avanços dos 100 dias de governo Lula durante entrevista que concedeu ao Podcast Real.
“O Bolsa Família agora paga o benefício de acordo com o tamanho da família. O Auxílio Brasil pagava R$ 600 para uma família que tinha cinco filhos e o mesmo valor para quem tinha apenas um, por exemplo. Não tem cabimento. Nós restabelecemos o pagamento proporcional ao número de filhos”, afirmou o deputado federal.
Zarattini avalia que o pagamento proporcional ao tamanho da família é uma forma de fazer justiça social. “Uma família maior tem mais dificuldade para garantir alimentação, então precisa ter um apoio maior do governo”.
Segundo o governo federal, o adicional de R$ 150 do Bolsa Família está beneficiando 8,9 milhões de crianças de até seis anos de idade. No recorte por Estados, São Paulo concentra o maior número de contemplados, chegando a 1,18 milhão de crianças. Na sequência aparecem Bahia (878 mil), Minas Gerais (712 mil), Rio de Janeiro (654 mil) e Pará (613 mil).