PT renova seu quadro e jovens do partido assumem prefeituras e vagas nas Câmaras Municipais

A vereadora Thálitha Barboza (PT) de Cachoeira Paulista, município do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, foi a convidada do mais novo episódio do PodCast Papo Reto

14 fev 2025, 09:42 Tempo de leitura: 2 minutos, 37 segundos
PT renova seu quadro e jovens do partido assumem prefeituras e vagas nas Câmaras Municipais

A vereadora Thálitha Barboza (PT) de Cachoeira Paulista, município do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, foi a convidada do mais novo episódio do PodCast Papo Reto, comandado pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), na nova temporada 2025 do programa. A entrevista abordou questões de gênero na política, renovação política do PT e os principais projetos apresentados pela vereadora e investimentos no município em parceria com deputado.

O Zarattini já destinou mais de R$ 1,6 milhão em emendas parlamentares para o município. Com a articulação da vereadora Thálitha, Zarattini encaminhou, por exemplo, R$ 700 mil para a reforma do Teatro Municipal de Cachoeira Paulista, um dos mais antigos do Brasil, fundado em 1883. O espaço, que integra o centro histórico da cidade, é um importante ponto turístico, um espaço fundamental para apresentações culturais.

“Essa obra é um dos carros-chefe do meu primeiro primeiro mandato, que estamos continuando, agora no segundo, graças ao Zarattini. Ele atendeu ao nosso pedido e destinou recursos para iniciarmos a reforma do Teatro Municipal, que é um dos prédios mais antigos do estado de São Paulo”, afirmou Thálitha.

Além da reforma do teatro, Thálitha falou sobre outras iniciativas que tem liderado na Câmara Municipal. Entre elas, a proposta de levar um Instituto Federal para Cachoeira Paulista, aproveitando a estrutura da sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Com apoio do deputado Zarattini, a proposta será levada ao Ministério da Educação. “O presidente Lula é o que mais investiu na educação da nossa história. O número de estudantes universitários subiu de quatro para 8 milhões, isso graças a projetos como o Prouni, o Fies, do Lula. Por isso, vamos levar essa proposta ao governo federal”, afirmou.

Mulheres na política: Durante a conversa, Zarattini destacou o processo de renovação do PT e a importância da participação feminina na política. Nas eleições municipais de 2024, o partido lançou 111 candidatos com até 35 anos para prefeituras, dos quais 33 foram eleitos. Já para as câmaras municipais, 561 jovens conquistaram cadeiras em todo o país.

“As mulheres são 50% do eleitorado, mas, infelizmente, essa representatividade não se reflete nas câmaras municipais, nas assembleias e, muito menos, no Congresso Nacional. E, logicamente, quando a mulher tenta entrar na política, ela enfrenta muita resistência e preconceito”, destacou o parlamentar.

Thálitha, a vereadora mais jovem do município e reeleita nas eleições municipais de 2024 como a mulher mais bem votada da Câmara Municipal, compartilhou sua experiência como mulher jovem na política.
“Existe na política, em todas as esferas, seja nacional, estadual ou municipal , a questão da violência política de gênero. Eu vivi isso na pele, mais de uma vez. No primeiro mandato, enfrentei situações em que parlamentares, do sexo masculino, tentavam me diminuir e menosprezar meu trabalho, simplesmente por eu ser mulher. Isso só vai melhorar quando mais mulheres ocuparem os espaços de poder”, ressaltou a vereadora.

Assista: