Auxílio de R$ 52 para comprar o botijão de gás foi aprovado pelo Congresso em outubro passado, após apresentação de projeto de lei do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP).
Iniciativa do PT, o Vale-Gás começou a ser pago nesta semana para 5,47 milhões de famílias brasileiras. Os beneficiários receberão R$ 52 como ajuda para adquirir um botijão de gás, medida necessária diante do aumento abusivo dos preços, culpa da política adotada na Petrobras pelo governo de Jair Bolsonaro (veja aqui o calendário de pagamento).
O Vale-Gás foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado, após o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) criar o Projeto de Lei nº 1347/21, que foi subscrito pelos parlamentares que compõem a Bancada do Partido dos Trabalhadores.
“É um programa que visa a solução, pelo menos temporária, a esse absurdo que é o aumento do preço do gás, decidido pelo governo”, explicou Zarattini na época da aprovação. O deputado lembrou ainda que o governo colocou a Petrobras “a serviço dos acionistas minoritários, que estão ganhando cada vez mais com o preço do gás, da gasolina, do óleo diesel, que não para de subir”.
Essa política de preços implementada pela Petrobras acabou sendo uma das principais responsáveis pela inflação acima dos 10% registrada em 2021. Os combustíveis, ao lado dos alimentos e da conta de luz, são um dos itens que mais vêm massacrando o orçamento das famílias, que têm sido obrigadas a conviver ainda com a ameaça da fome e do desemprego.
Para sobreviver, muitas delas acabam se endividando, realidade que, em dezembro passado, afetava 75% dos lares, segundo levantamento da Serasa.
Da Redação
Matéria publicada originalmente no site do PT e replicada neste canal.