O trabalho realizado pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) no Congresso Nacional nos últimos anos o levou a ser indicado em quatro categorias do Prêmio Congresso em Foco 2023. A premiação está em sua 16ª edição e elege os melhores parlamentares do ano.
CLIQUE AQUI E VOTE
O parlamentar paulista que está no seu 5º mandato como deputado federal foi indicado nas categorias Defesa da Educação, Defesa do Clima e Sustentabilidade, Melhor Deputado e Melhor Deputado do Sudeste. “Fico honrado pela indicação. Trabalho muito para contribuir com nosso país e esse reconhecimento me motiva a seguir ainda mais firme na luta!”, declarou Zarattini.
Além do voto popular, jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e um júri especializado indicarão os melhores parlamentares do ano.
Atuação em defesa da educação e do meio ambiente
Zarattini tem auxiliado o governo Lula na reestruturação da educação pública que sofreu desmontes no governo de Jair Bolsonaro. Defensor da Lei de Cotas, de universidade pública com acesso para todos, o parlamentar também está na luta pela retirada do Fundo da Educação Básica (FUNDEB) do limite de gastos na Nova Lei Fiscal, conhecida como Arcabouço Fiscal. Economista de formação, ele atua para garantir mais recursos para educação pública.
Na área ambiental, Zarattini busca baratear a conta de energia, especialmente para as famílias de baixa renda, propondo que as empresas distribuidoras de energia utilizem recursos da conta de luz paga pela população para implantar painéis de energia solar em escolas dos bairros mais carentes.
CLIQUE AQUI E VOTE
Além disso, o parlamentar reivindica, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma proposta para que o banco abra linha crédito especial destinada à compra de carros elétricos pelos profissionais que atuam como taxistas. Uma ação que irá contribuir com o meio ambiente.
Sobre o Prêmio: Para votar no prêmio é necessário fazer um cadastro no site Congresso em Foco, em seguida escolher o parlamentar para registrar seu voto. A votação encerra dia 31 de agosto e os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 21 de setembro.
De acordo com o site do Congresso Em Foco, estão aptos a concorrerem à condecoração deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o ano da realização do prêmio; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”.