Zarattini quer barrar arapongagem criminosa do governo Bolsonaro

Para impedir a espionagem criminosa de cidadãos brasileiros pelo governo Bolsonaro, o líder da Minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT/SP), em parceria com a bancada do PT, apresentou nesta quarta-feira, 9, projeto de lei estabelecendo nova definição sobre o que se entende como atividade de inteligência do Estado, dispõe ainda sobre a tipificação criminal do desvio de finalidade em atividades inerentes aos serviços de inteligência.

9 set 2020, 22:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 1 segundo
Zarattini quer barrar arapongagem criminosa do governo Bolsonaro


Para impedir a espionagem criminosa de cidadãos brasileiros pelo governo Bolsonaro, o líder da Minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT/SP), em parceria com a bancada do PT, apresentou nesta quarta-feira, 9, projeto de lei estabelecendo nova definição sobre o que se entende como atividade de inteligência do Estado, dispõe ainda sobre a tipificação criminal do desvio de finalidade em atividades inerentes aos serviços de inteligência. A proposta apresentada estabelece nova definição sobre o que se entende como atividade de inteligência do Estado, impedindo brechas interpretativas.


Segundo o parlamentar, o governo Bolsonaro está utilizando o serviço de inteligência brasileiro para perseguir e ameaçar cidadãos. Um bom exemplo, é o dossiê feito contra 579 servidores antifascistas. “Entrei com projeto de lei para impedir esse tipo desvio de função e abuso de autoridade que lembra tempos sombrios da ditadura. Esse governo antidemocrático e antipopular não pode usar órgão de inteligência para espionar de forma política e antirrepublicana a vida de cidadãos. Temos que barrar essa arapongagem de Bolsonaro”.

Proposta aguarda votação na Câmara dos Deputado.





Foto: Gustavo Bezerra