Plataforma de streaming pública e gratuita tem lançamento previsto para 1º trimestre

‘Tela Brasil’ faz parte da política cultural do Governo para o audiovisual e vai facilitar acesso do público em geral e de estudantes a centenas de obras nacionais

20 jan 2026, 12:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 11 segundos
Plataforma de streaming pública e gratuita tem lançamento previsto para 1º trimestre
Divulgação/Freepik-Site do PT


Em fase final de testes, a plataforma Tela Brasil, streaming público e gratuito, tem lançamento previsto para este primeiro trimestre de 2026. A data oficial de lançamento ainda não está definida pelo Ministério da Cultura. Em breve, o Minc divulgará novas informações oficiais sobre a plataforma e a forma de acesso.

“A iniciativa de difusão do audiovisual representa um avanço estratégico para a valorização da cultura brasileira, o fortalecimento do setor e a democratização do acesso às obras produzidas no país”, divulgou o ministério, em nota.

A Tela Brasil será uma importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais. Estarão disponíveis à população conteúdos audiovisuais brasileiros de curtas, médias e longas-metragens, além de obras seriadas.

A previsão é que o catálogo tenha aproximadamente 555 obras, com investimento de R$ 4,4 milhões. Além  de ampliar o acesso do público em geral, fomentando a cultura brasileira, a Tela Brasil também será uma importante fonte de exibição para estudantes brasileiros, auxiliando no cumprimento da Lei 13.006/2014, que determina a exibição de filmes nacionais no ambiente escolar.



Matéria publicada originalmente no site do PT Naciona e republicada aqui