Em live nas redes sociais, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) criticou a escolha de Adriano Pires como novo presidente da Petrobras e apresentou alternativas para a diminuição nos preços dos combustíveis no Brasil.
Segundo Zarattini, a escolha de Adriano Pires coloca em risco a soberania da maior estatal do Brasil. “Ele defendeu a quebra do monopólio da Petrobras, contribuiu para a criação de novos contratos e leilões que permitiram às empresas estrangeiras explorarem petróleo no Brasil, é favorável à venda das refinarias e à pulverização das ações da Petrobras. Ele é um homem, cujo objetivo é privatizar. O objetivo do novo presidente da Petrobras não é baratear o preço dos combustíveis, mas sim a privatização da Petrobras”.
O parlamentar afirmou também que a alternativa mais viável para controlar o alto custo dos combustíveis no Brasil é a mudança na política de preços da Petrobras, que se guia pelo preço do mercado internacional. “ Do jeito que está, a política de preços da Petrobras, só beneficia os acionistas privados que recebem cada vez mais lucros, enquanto o povo brasileiro sofre com a inflação que segue em alta pelo aumento do preço da gasolina.”
Zarattini terminou a transmissão afirmando que a Petrobras precisa estar a serviço do povo do brasileiro. “ É perfeitamente possível que se ofereça um preço justo de combustível para os trabalhadores, o que falta é alguém que coloque os interesses do povo em primeiro lugar à frente da presidência da República.”