Notas fiscais e contratos anexados à prestação de contas da executiva nacional do PSL de 2018 revelam que algumas despesas de campanha de Jair Bolsonaro foram pagas pelo fundo partidário da sigla. Foram identificados pelo Vortex R$ 915,4 mil em valores repassados a cinco empresas, que relataram serviços prestados ao comitê da eleição presidencial no segundo semestre do ano. As descrições dos valores pagos constam como gastos ordinários, e não como despesas eleitorais.
Organizamos essas tabelas em nosso próprio banco de dados, a fim de produzir as consultas e filtros desejados. As prestações de conta da campanha de Jair Bolsonaro podem ser encontradas no site do TSE.
Veja abaixo um resumo dos contratos analisados, links com os documentos e as respostas das empresas citadas.
IDEIA MARKETING DIGITAL
Valor pago pelo PSL | R$ 65,4 mil |
Consta na prestação de contas eleitorais de Jair Bolsonaro | Não |
Consta em doações de recursos estimáveis feitas pelo partido à campanha presidencial | Não |
A Ideia Marketing tem como único sócio Érico Filipe de Mello e Costa, assessor da família Bolsonaro na Câmara dos Deputados durante 14 anos. A empresa foi aberta menos de um mês depois de ele deixar o cargo que ocupou no gabinete de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de 2016 a 2018. Antes disso, trabalhou por quase 11 anos no gabinete de Jair Bolsonaro, de novembro de 2004 a março de 2016.
O que fez para a campanha de Bolsonaro:
- Criação e registro do site da campanha presidencial www.jairbolsonaro17.com.br;
- Dono da empresa, Érico Costa afirma que criou e manteve bancos de dados de apoiadores de Jair Bolsonaro. Em um dos relatórios, conta que usou como fonte a página oficial do presidente no Facebook e conseguiu angariar informações de “mais de 100 mil cadastrados para o uso de marketing digital para a campanha política em todo o Brasil”;
- Ele relata que disparou mensagens de WhatsApp “para grupos de apoiadores em todo o Brasil” com vídeos de Jair Bolsonaro. Também diz que esse serviço (sic) “foi utilizado, principalmente, para convocar nossos apoiadores para participar de nossa campanha presidencial, onde, nosso candidato à presidência não podia continuar na campanha por ter tido um atentado contra sua vida. O resultado foi surpreendente, várias carreatas e passeatas por todo o estado foi mobilizado usando esse serviço”.
- Nos primeiros dias do segundo turno, em 6 de outubro, disse que reforçaria seu trabalho com o WhatsApp, visto como prioridade para seu “objetivo, eleger Jair Bolsonaro”.
Érico foi procurado pelo Vortex, tanto no endereço da empresa — um prédio em uma área comercial de Sobradinho, distante cerca de 20 quilômetros do centro de Brasília — quanto por telefone. Ele não quis comentar a prestação de serviços à campanha de Bolsonaro.
Documentos sobre Ideia |
Documentos sobre Ideia (2) |
Documentos sobre Ideia (3) |
Documentos sobre Ideia (4) |
Documentos sobre Ideia (5) |
MOSQUETEIROS FILMES LTDA.
Valor pago pelo PSL | R$ 70 mil |
Consta na prestação de contas eleitorais de Jair Bolsonaro | Sim (valor R$ 135 mil) |
Consta em doações de recursos estimáveis feitas pelo partido à campanha presidencial | Não |
Está registrada em nome de Maria das Neves Dias e Gabriel Salles, filho de Lucas Salles, que se descreveu como “marquetólogo” da campanha presidencial de Bolsonaro. O endereço declarado à Receita Federal é em Petrolina (PE), mas uma reportagem da revista Época, publicada em 2018, mostrou que a empresa, na verdade, funcionava em uma sala de outra empresa de Lucas Salles, a 9ideia, sediada em João Pessoa (PB).
O que fez para a campanha de Bolsonaro:
- Produziu o jingle “Muda Brasil”, tema da campanha presidencial, com verba paga pelo PSL. A primeira cláusula do contrato da Mosqueteiros com o partido, assinado na pré-campanha, diz o seguinte: “A produtora musical e artística supervisionará e coordenará, sob orientação do PSL, a produção executiva e artística do fonograma musical provisoriamente intitulado ‘Muda Brasil’, que integrará a Campanha Eleitoral à Presidência da República do pré-candidato Jair Messias Bolsonaro”.
Lucas Salles afirmou que coordenou a comunicação oficial da pré-campanha e da campanha até o primeiro turno da eleição. Sobre a criação do jingle “Muda Brasil” —pago à Mosqueteiros Filmes e de que diz ser o autor —, respondeu que “o serviço de produção foi recebido pela Mosqueteiros; o da parte intelectual, da campanha, foi recebida pela LCL Salles”.
LCL SALLES
Valor pago pelo PSL | R$ 50 mil |
Consta na prestação de contas eleitorais de Jair Bolsonaro | Sim (valor R$ 15 mil) |
Consta em doações de recursos estimáveis feitas pelo partido à campanha presidencial | Não |
A microempresa está registrada em nome de Lucas Salles, que se apresentou como “marquetólogo” da campanha de Jair Bolsonaro em entrevista à revista Veja.
O que fez para a campanha de Bolsonaro:
- O contrato com o partido diz que ele seria o responsável pela identidade visual dos pré-candidatos e pelo material visual da convenção nacional do PSL, com destaque para Bolsonaro. Salles, porém, diz que foi o responsável pelo conceito e pelo jingle “Muda Brasil”, tema oficial de campanha de Jair Bolsonaro.
Questionado sobre qual serviço prestou para o PSL e qual prestou à campanha presidencial, Lucas Salles respondeu: “[Para o] PSL fizemos trabalho na pré-campanha e para a campanha: o clipe oficial, as vinhetas ‘Dia 07 é 17’, os vídeos de 8” [segundos] do Jair Bolsonaro, inserções de 30” [segundos]. A nossa equipe acompanhava JB pelo Brasil, estava inclusive em Juiz de Fora [onde o presidente foi vítima de uma facada durante a disputa eleitoral, em setembro de 2018]”.
AM4 BRASIL INTELIGÊNCIA DIGITAL
Valor pago pelo PSL | R$ 480 mil |
Consta na prestação de contas eleitorais de Jair Bolsonaro | Sim (valor R$ 650 mil) |
Consta em doações de recursos estimáveis feitas pelo partido à campanha presidencial | Não |
A agência foi a principal responsável pela estratégia digital de Bolsonaro durante a campanha e responde, junto com a chapa, a ações por disparos ilegais de WhatsApp nas eleições — a empresa e a campanha negam quaisquer irregularidades.
O que fez para a campanha de Bolsonaro:
- Em um relatório com serviços apresentado ao partido descrevendo atividades de 1º a 31 de outubro, durante a campanha, a AM4 declara a “programação e desenvolvimento de layout para site da candidatura majoritária nacional”, isto é, a candidatura de Jair Bolsonaro. Também afirma que gerenciou a plataforma “MaisQueVoto”, uma vaquinha virtual, e o aplicativo Voluntários da Pátria, ambos registrados em documentos de atividade entregues ao partido.
- Na loja de aplicativos Google Play, o Voluntários da Pátria ainda aparece creditado à AM4 Brasil e é descrito como “aplicativo oficial da campanha de Jair Bolsonaro – 17, candidato à Presidência da República nas eleições de 2018 pelo Partido Social Liberal (PSL)”.
A AM4 afirmou que as atividades que prestou ao PSL foram “direcionadas estritamente às necessidades do partido, exatamente conforme estipulado e firmado em contrato”, e não em benefício de um político específico. Segundo a empresa, a imagem do candidato à Presidência, assim como outros de forte expressão, foram utilizadas para promover a sigla. Também disse que os serviços relacionados à campanha de Jair Bolsonaro foram “integralmente custeados por recursos advindos de doação popular”.
J E J MARKETING PARTICIPAÇÕES LTDA.
Valor pago pelo PSL | R$ 250 mil |
Consta na prestação de contas eleitorais de Jair Bolsonaro | Não |
Consta em doações de recursos estimáveis feitas pelo partido à campanha presidencial | Não |
O que fez para a campanha de Bolsonaro:
- O contrato do partido com a empresa durou, segundo os documentos, até 19 de agosto — três dias após o início oficial da campanha. Na descrição dos serviços, a empresa fala em “criação de música tema para a campanha”, produção de 20 vídeos e acompanhamento de cinegrafistas em viagens de Bolsonaro (dizem tanto “pré-candidato” como “candidato”).
Procurada pelo Vortex, a empresa disse apenas que entregou todo o material que produziu ao PSL aos cuidados de Gustavo Bebianno. Não respondeu especificamente às perguntas da reportagem sobre datas de prestação de serviço nem esclareceu o que entregou para a campanha e para a pré-campanha.
Fonte: Vortex Media – Gabriela Sá Pessoa, Wilson Lima, Teo Cury, Lucas Lago – Colaborou Rodolfo Almeida.