Movimentos sociais fazem convocação após Bolsonaro confirmar vinda da Copa América ao Brasil
As frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, junto à Campanha Fora Bolsonaro, marcaram para 19 de junho um novo protesto contra o presidente Jair Bolsonaro. A data foi decidida em reunião realizada nesta quarta-feira 2.
Em anúncio, os movimentos sociais declaram que houve “enorme vitória política” nos atos de 29 de maio, que levaram milhares de pessoas às ruas em mais de 200 cidades e 10 países.
A convocação ocorre após o governo federal confirmar a vinda da Copa América para o Brasil, sem considerar críticas de especialistas da área sanitária. Antes, o megaevento havia sido rejeitado pela Colômbia e pela Argentina.
As manifestações devem repetir protocolos sanitários adotados no sábado 29.
Para convocadores, apesar do risco da 3ª onda da Covid-19, a ocupação das ruas se tornou o último recurso para pressionar o governo a estabelecer medidas de combate à pandemia, como a aceleração da vacinação.
Os movimentos também reivindicam o impeachment de Bolsonaro, por sucessivas demonstrações de irresponsabilidade na crise do coronavírus, como o incentivo a medicamentos sem eficácia e a proliferação de informações falsas sobre os imunizantes.
Apesar de haver unidade entre movimentos sociais, importantes figuras da esquerda ainda não entraram em campanha pelos atos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).
Matéria publicada no site Carta Capital e replicada neste canal.
Foto: Elineudo Meira / @fotografia.75