Ao contrário de Bolsonaro, que taxou atletas que receberam medalhas nos Jogos Olímpicos de 2021, além de ter acabado com o Ministério dos Esportes, o presidente Lula valoriza o esporte nacional. Nesta quinta-feira (8), Lula editou Medida Provisória que isenta da cobrança do Imposto de Renda os valores recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos como premiação pela conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O texto da MP nº 1.251 foi assinado por Lula, pelo ministro André Fufuca (Esporte) e pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8).
De acordo com a MP, valores recebidos por atletas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos pagos por Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ficam isentos de tributação pelo Imposto de Renda. O texto informa que a regra começa a valer partir de 24 de julho de 2024, cobrindo, portanto, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, que estão em curso na França.
Para desespero dos bolsonaristas, que têm espalhado fake news sobre o assunto nas redes sociais, o presidente Lula celebrou mais essa conquista dos atletas brasileiros. “Editei Medida Provisória que isenta de Imposto de Renda os valores recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos como premiação pela conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, anunciou o presidente, em suas redes sociais.
Pela primeira vez na história, o governo federal vai isentar nossos atletas medalhistas dos impostos sobre os prêmios que receberão pela conquista de medalhas em Olimpíadas e Paraolimpíadas. pic.twitter.com/nTSCYK3wIR
— Lula (@LulaOficial) August 8, 2024
Texto originalmente publicado no site do PT Nacional.