Em um só dia, mais de 1.400 famílias conquistam a casa própria

Entregas simultâneas do Minha Casa, Minha Vida em Goiás, São Paulo e Paraná fortalecem política de habitação do governo Lula

28 out 2025, 12:48 Tempo de leitura: 2 minutos, 13 segundos
Em um só dia, mais de 1.400 famílias conquistam a casa própria
Foto: Alex Mahleiros

No último sábado (25) o Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional do governo federal, alcançou um marco: a entrega simultânea de quatro empreendimentos, somando 1.401 unidades habitacionais, em Goiás, São Paulo e Paraná.

Em Goiás, ocorreram duas inaugurações. Em Goiânia, o Residencial Íris Rezende III ofereceu 240 apartamentos para famílias com renda de até R$ 2,85 mil mensais. Já em Iporá, o Residencial Viver Iporá – Módulo I disponibilizou 73 unidades.

Em Araraquara (SP), 576 famílias receberam as chaves do Residencial Conquista Araraquara, e em Londrina (PR) foram 512 apartamentos no Residencial Vittace Jamil Scaff, incluindo 16 adaptados para pessoas com deficiência.

Importância social
Essa série de entregas reforça que a iniciativa não é apenas construção civil, é uma política pública séria de habitação, urbanismo e inclusão social, que coloca as famílias contempladas em um outro patamar.

A parceria entre União, estados e municípios é fundamental para sua realização. O uso de recursos do FGTS, aliado a subsídios locais, faz com que o programa se torne acessível ao público de renda mais baixa.

O programa colabora para reduzir o déficit habitacional em todo o país. As quatro inaugurações somadas nos três estados representam cerca de 5,6 mil pessoas que conquistaram a casa própria no mesmo dia em todo o país, mostrando que o déficit habitacional pode ser enfrentado com escala e foco social.

“Qualquer faixa de renda encaixa no Minha Casa, Minha Vida atualmente. Não é só habitação; é uma política urbana, pelas moradias; é uma política econômica, pela geração de empregos; e, sobretudo, é uma política social, por fazer as famílias subirem de patamar. Famílias que estariam a vida toda pagando aluguel, jogando o dinheiro no ralo todo mês, agora podem construir seu patrimônio e ter uma casa própria para si e para suas futuras gerações”, afirmou o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo.

O que muda para as famílias
As 1.401 novas unidades do Minha Casa, Minha Vida entregues simultaneamente em Goiás, São Paulo e Paraná neste sábado são um novo marco nesse que é um dos mais importantes programas de inclusão social do governo.

Para quem recebe o imóvel, muda-se o panorama da vida. Mais do que paredes e teto, as moradias simbolizam autoestima recuperada, estabilidade econômica e o início de uma nova história para famílias que até outro dia dependiam de aluguel ou possuíam moradia precária.

Texto originalmente publicado pelo site do PT Nacional.