O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) destacou o crescimento expressivo do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais, durante entrevista ao programa Frente a Frente, da Rede Vida. O partido ampliou sua base, passando de 183 para 248 prefeituras em todo o país, e ainda participará da disputa no segundo turno em 13 cidades, incluindo quatro capitais. O PT também elevou o número de vereadores eleitos para 3.118 e fortaleceu alianças estratégicas com outros partidos, somando um total de 8,8 milhões de votos, mesmo sem candidaturas próprias em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.
Zarattini ressaltou o processo de renovação interna do partido, especialmente com a eleição de jovens candidatos a prefeitos e vereadores. “O PT está passando por uma renovação que se reflete nas urnas. Muitos dos candidatos jovens foram os mais votados em suas cidades, o que é muito positivo. Estamos vendo uma nova geração se destacar com votações expressivas”, afirmou.
O deputado avaliou que o desempenho nas urnas mostra uma recuperação após anos de ataques intensos ao partido, incluindo a operação Lava Jato, o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e a prisão do presidente Lula, eventos que resultaram em perdas significativas. “Estamos conseguindo recuperar nossa força nos municípios e, ao mesmo tempo, renová-la com novas lideranças. Desde 2014, com o golpe contra a Dilma, a Lava Jato e a prisão do Lula, sofremos uma série de ataques que nos enfraqueceram. Perdemos muitas lideranças locais e deixamos de eleger muitos representantes. Mas agora estamos voltando”, declarou.
Zarattini também comentou as alianças formadas em diversas cidades, fortalecendo o campo progressista, como o apoio a Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, João Campos (PSB) no Recife e Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro. “Essas alianças são muito importantes. O PT, além de disputar as prefeituras, apoiou firmemente candidatos em várias regiões e é vice em aproximadamente 200 cidades”, concluiu.
Assista a entrevista completa: