Dia da Luta Operária será marcado por ato em homenagem a personalidades do movimento social

O evento será no Galpão do Armazém do Campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no bairro da Barra Funda.

6 jul 2023, 18:04 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Dia da Luta Operária será marcado por ato em homenagem a personalidades do movimento social

A luta de operários que reivindicavam melhoria salarial, proibição do trabalho de menores de 14 anos, jornada de no máximo 8 horas por dia, 50% de acréscimo por hora extra e outros direitos marcou a Greve Geral de 1917. A maioria dos grevistas eram mulheres, operárias das tecelagens. A luta desses trabalhadores é relembrada em 9 de julho, Dia da Luta Operária, após aprovação da lei do município de São Paulo nº 16.634/17, de autoria do ex-vereador Donato (PT/SP).

Em alusão à data, será realizado em São Paulo, domingo, 9, um ato político e também uma homenagem a personalidades que se dedicaram à defesa das causas sociais e do movimento operário. Serão homenageados com prêmio José Martinez a militante Ana Dias; o jornalista Sérgio Gomes; o metalúrgico José Ibrahim; o professor João Felício; o professor Oswaldo Barros e o bancário Dirceu Travesso.

O evento será no Galpão do Armazém do Campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no bairro da Barra Funda. A organização do evento escolheu o local do ato deste ano em solidariedade ao MST que é alvo de investigação no Congresso Nacional, numa tentativa de bolsonaristas para criminalizar o movimento.

A iniciativa é das centrais Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Central Sindical e Popular Conlutas, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Pública e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, em parceria com o mandato do deputado estadual Donato e apoio do deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP).

Serviço:
Dia de Luta Operária – 9 de Julho 2023
Horário: 9 horas
Local: Galpão do MST, Alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos, São Paulo (SP)

Assista ao vídeo: