Parlamentares da Bancada do PT na Câmara enalteceram pelas redes sociais a importância da passagem dos 100 anos de nascimento de Paulo Freire, comemorado neste domingo (19). Os parlamentares ressaltaram que o Patrono da Educação Brasileira, reconhecido em todo o mundo pelo seu método revolucionário de alfabetização inclusiva e libertadora, precisa ser ainda mais valorizado pelos brasileiros. Os petistas também condenaram os ataques despropositados a memória de Paulo Freire, que partem principalmente de seguidores do atual presidente Jair Bolsonaro, crítico do educador.
Ao ressaltar a importância de Paulo Freire para a educação brasileira e mundial, o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS), lembrou que até mesmo a maior plataforma de busca do mundo, o Google, estampa neste domingo o rosto de Paulo Freire em sua página inicial em comemoração ao centenário do educador.
“Bonita homenagem do Google a um dos maiores educadores do mundo: Paulo Freire, gigante pela própria natureza humilde e sábia, dono de 41 títulos Doutor Honoris Causa nas mais respeitadas universidades do mundo”, observou. “Vocês sabiam que, no exterior, há 20 institutos educacionais que levam nome de Paulo Freire?”, indagou ainda o líder sobre o reconhecimento do educador brasileiro ao redor do mundo.
Já a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), homenageou o centenário do educador ao lembrar o ensinamento do mestre sobre o ressignificado do verbo esperançar, relativo à transformação das condições de vida do ser humano.
Paulo Freire ensinou que “é preciso ter esperança, mas esperança do verbo esperançar”. Segundo ele, esperança não pode significar apenas espera por um novo momento. “Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”, dizia Paulo Freire.
“Hoje é dia dele, do nosso grande e querido educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Com seus ensinamentos, vamos esperançar o Brasil!”, conclamou Gleisi Hoffmann.
O vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou que o legado de Paulo Freire precisa ser respeitado e condenou os ataques bolsonaristas a memória do educador.
“Nestes 100 anos de Paulo Freire precisamos reforçar a importância de uma educação acolhedora e inclusiva. Precisamos dar um basta na perseguição dos bolsonaristas contra os nossos professores e contra nosso Patrono da Educação, Paulo Freire. Viva Paulo Freire! Viva Paulo Freire, o patrono da educação brasileira! Venceremos a ignorância”, escreveu.
O vice-presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, deputado Carlos Zarattini (PT/SP), também usou as redes sociais para homenagear Paulo Freire. O parlamentar lembrou o reconhecimento internacional ao educador e criticou os ataques que o Patrono da Educação Brasileira recebeu de apoiadores do governo . “Hoje é dia de comemorar o centenário do educador Paulo Freire. Além disso, é temporada de defender o legado desse patrono da educação contra os ataques infames dos bolsonaristas”.
Vc acha que um pessoa que exalta torturador, acredita que a terra é plana, tem amigo miliciano, vai ter capacidade de entender a grandeza de um pensador como Paulo Freire? #PauloFreire
— Carlos Zarattini (@CarlosZarattini) September 19, 2021
Os ataques proferidos hoje contra Paulo Freire pelos bolsonaristas são inacreditáveis e vergonhosos. São uns acéfalos! Paulo Freire é reconhecido mundialmente e tinha títulos em 41 instituições de ensino pelo mundo como Harvard, Cambridge e Oxford. #PauloFreireVive
— Carlos Zarattini (@CarlosZarattini) September 19, 2021
Matéria publicada no site do PT na Câmara – Héber Carvalho