Na sexta-feira, 25, o Campus Hortolândia fez uma cerimônia marcante para a educação, inaugurando bloco educacional composto por três salas de aula, dois laboratórios de ciências e uma espaçosa sala de artes. O investimento de R$ 1,2 milhão, proveniente de emendas governamentais e da reitoria, impulsiona a qualidade do ensino.
Além disso, o campus também celebrou a inauguração de uma usina fotovoltaica, viabilizada por meio de um aporte de R$ 800 mil, reforçando assim o compromisso do IFSP com a sustentabilidade de gerar energia limpa e contribuir para a economia de recursos financeiros.
A solenidade contou com a apresentação musical do Coletivo Musical AfroIF, que tocou músicas brasileiras para a comunidade local, estudantes, servidores e autoridades municipais, estaduais e federais que acompanhavam o evento.
O secretário Adjunto de Educação de Hortolândia, Renato Muccillo, representou o prefeito e elogiou as parcerias realizadas com a prefeitura e enalteceu a colaboração que proporciona à sociedade acesso à infraestrutura e à excelência acadêmica do IFSP.
O deputado federal Carlos Zarattini (PT), um dos responsáveis pela emenda parlamentar que auxiliou a efetivação do novo equipamento educacional, agradeceu ao esforço da deputada estadual Ana Perugini (PT) pela instalação do campus no município. Ele destacou a intenção do presidente Lula em aprimorar os Institutos Federais. A deputada Ana Perugini ressaltou a intenção de fazer de Hortolândia um polo de educação e ratificou seu compromisso em trabalhar para efetivá-lo.
A diretora-geral do câmpus Hortolândia, Caroline Jango, enalteceu o trabalho conjunto e agradeceu aos parceiros locais, como prefeituras e câmaras municipais da região, e salientou a parceria com os parlamentares para a ampliação, manutenção e melhora dos campi. Caroline ainda contou que está em construção um novo bloco com laboratórios de eletroeletrônica, automação e engenharia de controle e automação, e também outro bloco com vestiários e banheiros que atenderão a essa nova área.
Os novos espaços atenderão os estudantes dos cursos técnicos, de pós-graduação e também os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo este último espaço realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Hortolândia.
O reitor do IFSP, Silmário dos Santos, abordou as diferenças de quadro e infraestrutura, enfatizando o desafio do investimento para oferecer igualdade. Apoiado por parlamentares que compreendem as demandas, o reitor expressou a esperança na consolidação e ampliação dos institutos federais até 2025.
A apresentação do novo bloco e da usina fotovoltaica não apenas moderniza o ensino, mas também reforça o compromisso do campus com uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Matéria publicada originalmente no site do Instituto Federal de São Paulo e republicada neste site
Assista ao vídeo: