
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) recebeu a influenciadora Aline Dutra, conhecida como Esquerdogata, militante de esquerda nas redes sociais, para o novo episódio podcast Papo Reto. A entrevista aconteceu logo após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e participação em organização criminosa.
O relatório da PGR, com 272 páginas, aponta que Bolsonaro era o líder da organização criminosa. “Eu acho que o julgamento, o fim desse processo, vai acontecer ainda este ano. A minha expectativa é que ele se estenda para um ano eleitoral. E tem que ser, porque a não punição de Bolsonaro deixa essa sensação de que tudo pode”, afirmou Aline Dutra.
Zarattini também comentou a gravidade das denúncias, incluindo a revelação do plano para assassinar o presidente Lula no final de 2022, além do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do vice-presidente Geraldo Alckmin. “Esse plano que foi recentemente revelado é estarrecedor. Eles queriam matar Alexandre de Moraes, assassinar o presidente Lula por envenenamento e também Geraldo Alckmin. E o mais grave, segundo a PGR, Bolsonaro tinha conhecimento desse plano e fazia parte dele”, disse o deputado.
Sem Anistia: Para Zarattini, a denúncia contra Bolsonaro enterrou o projeto de anistia proposto pela extrema-direita no Congresso Nacional. O parlamentar também defendeu a mobilização popular para barrar essa iniciativa que visa favorecer o ex-presidente e seus aliados.
“A gente quer transformar esse carnaval na luta do Sem Anistia! Precisamos levantar essa palavra de ordem nos blocos, na maior manifestação popular do Brasil. O mais importante é mostrar ao povo que essa corja de Bolsonaro não merece anistia”, concluiu Zarattini.
O parlamentar defendeu a punição dos envolvidos na trama golpista. “Bolsonaro e toda trupe devem pagar pelos seus crimes”, afirmou.
Militância Digital: Na entrevista, Aline Dutra também falou sobre seu trabalho como influenciadora digital destacando o impacto das redes sociais na política. Com mais de meio milhão de seguidores, ela destacou a importância da militância digital e do posicionamento político nas redes sociais para impulsionar pautas populares.
Na avaliação de Aline, as redes sociais têm papel fundamental no debate político. “Quando eu percebi que me comunicava bem e que a política estava sendo decidida nas redes sociais, eu optei por produzir vídeos. Essa é a minha paixão, a militância”, afirmou Aline.
Assista: