
Parlamentares da Bancada do PT na Câmara afirmaram pelas redes sociais nesta segunda-feira (24/2) que os áudios inéditos divulgados pelo programa Fantástico, na noite desse domingo (23), comprovam a participação direta do ex-presidente Jair Bolsonaro na trama golpista e criminosa. Os áudios expõem os bastidores do enredo golpista que visava cancelar o resultado da eleição e impedir que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva governasse.
Os áudios foram extraídos de 1,2 mil equipamentos eletrônicos (celulares e computadores) a partir de apreensões e quebras de sigilo determinadas pela justiça brasileira no inquérito da tentativa do golpe de Estado.
Em áudios divulgados, militares próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, e o então Secretário Executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Mario Fernandes, incitam ações para um possível golpe. As articulações envolvem tanto militares quanto civis — entre eles, manifestantes acampados em frente a quartéis — com o objetivo de atentar contra a democracia e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
Minuta do golpe
Nos diálogos, Mauro Cid e o Mário Fernandes ainda conversam com interlocutores sobre a existência da minuta de um decreto que autorizaria o golpe de Estado, com a anulação do resultado das eleições, e que ainda daria argumentos jurídicos para o crime. Nas conversas, eles revelam ainda o conhecimento e a participação direta do ex-presidente Jair Bolsonaro na trama.
Texto originalmente publicado pelo PT na Câmara