Por meio das redes sociais, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) subiu as críticas à gestão do prefeito Ricardo Nunes e a atuação da Enel, em meio à crise causada pelo apagão que já atinge São Paulo há quatro dias. O parlamentar apontou que a falta de ações efetivas têm agravado os problemas na cidade, que enfrenta um colapso no fornecimento de energia.
O apagão, que ainda afeta mais de 250 mil imóveis na Grande São Paulo, está gerando enormes prejuízos para a população e as empresas. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o setor de varejo e serviços já acumula perdas de R$1,65 bilhão.
De acordo com Zarattini, Nunes tem se omitido de suas responsabilidades, especialmente no que diz respeito à zeladoria da cidade.” A poda de árvores deveria ser realizada de forma regular pela administração municipal. Mas o prefeito se omite e prefere ficar acusando outras pessoas pelo caos”.
A Comissão de Minas e Energia deve apreciar o requerimento de Zarattini solicitando providências ao Ministério de Minas e Energia para que determine à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que proceda à fiscalização na Enel Distribuição São Paulo, empresa responsável pelo fornecimento de eletricidade na Grande São Paulo.
O governo federal está avaliando entrar na Justiça com ação por dano moral coletivo contra a Enel e também discute a caducidade da concessão em SP, devido aos problemas recorrentes no fornecimento de energia. O presidente Lula já determinou auditoria da CGU sobre a fiscalização da Aneel em relação à Enel.