
Em entrevista ao programa Ponto Final da TV Jovem Pan, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) discutiu o cenário político atual do Brasil e as estratégias de negociações do governo Lula para aprovar projetos de interesse social com um Congresso Nacional majoritariamente de direita.
“Temos uma contradição no Brasil nesse momento, o presidente da república é de esquerda enquanto a maioria do Congresso é de direita, incluindo a extrema direita bolsonarista. O governo apresenta projetos com uma visão social, desenvolvimentista e progressista, que encontram resistência nessa base de direita. Portanto, é necessário negociar”, afirmou Zarattini.
O parlamentar criticou a postura de políticos da extrema direita que têm utilizado o Plenário para fazer ataques, dificultando o debate político. Zarattini enfatizou que apenas um debate político saudável permite avançar em ideias e propostas para projetos que melhorem a vida do povo.
“O PT foi oposição aos governos de Sarney, Fernando Henrique e Collor. Depois, viramos situação e novamente oposição aos governos de Temer e Bolsonaro. Mas sempre procuramos debater no campo das ideias e propostas, assim como nossos opositores. Hoje, vemos uma parcela dos deputados da extrema direita usarem o microfone para xingar, agredir, enfraquecer e impedir o debate político. Precisamos retomar o debate político para construir propostas de melhor qualidade, inclusive para o governo”, destacou Zarattini.
Segurança Pública: Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar, com veto, a lei que endurece as regras para a ‘saidinha’ de presos, agora o Congresso Nacional deve avaliar se mantém ou derruba vetos presidenciais.
Zarattini defendeu o veto de Lula ao artigo que proibia presos do regime semiaberto de visitar suas famílias.
“O projeto aprovado pelo Congresso já limitou muito a ‘saidinha’. Agora, estamos falando de um ponto específico: permitir que presos do semiaberto, com bom comportamento e que passaram no exame criminológico, possam visitar suas famílias nos feriados. Eles já podem sair para estudar e trabalhar, então por que não visitar a família?”, questionou.
Zarattini também rebateu as fake news da extrema direita de que o PT defende criminosos. “O PT sempre condenou e combateu o crime. Nossas administrações federais, estaduais e municipais sempre trabalharam nesse sentido. Foi o governo Lula que criou os presídios de segurança máxima e fortaleceu a Polícia Federal. A Força Nacional foi criada no governo da presidenta Dilma. Sempre buscamos combater o crime no país. Criamos o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP ), que integra a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional com as polícias Militar e Civil dos Estados. Todas essas importantes mudanças no combate ao crime foram realizadas durante os governos do PT, não em outros governos”, concluiu.
Assista a entrevista completa: