
O PT vai celebrar seus 46 anos nos dias 5, 6 e 7, em Salvador, com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e da Cultura, Margareth Menezes, já confirmaram a presença e vão conduzir debates específicos sobre conjuntura nacional, comunicação e democracia, cultura e mobilização social.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, vai conduzir, ao lado da ministra Gleisi e de outros dirigentes partidários, como o senador Jaques Wagner e a deputada Benedita da Silva, a mesa “Rumos do Brasil: Estratégia e Projeto de País”. O painel vai abordar o desafio eleitoral de 2026.
No primeiro dia do encontro, o debate central será sobre a América Latina e a atual conjuntura internacional. O momento internacional é tenso. O presidente dos Estados Unidos, após o ataque à Venezuela, aumenta a pressão para “adquirir” a Groelândia – território autônomo da Dinamarca –, desafiando os países da União Europeia. O debate internacional será concentrado na mesa “Paz, Integração e Soberania: um olhar sobre a América Latina”.
Fernando Haddad fará uma exposição sobre a conjuntura nacional no dia 6, momento em que o Diretório Nacional do partido se reúne.
O partido também reservou um momento para debates sobre comunicação, democracia e soberania, que terá como painelistas, além do ministro Sidônio, o secretário de Comunicação do PT, Eden Valadares, o estrategista de comunicação Otávio Antunes e Paulo Okamoto, ex-presidente do Instituto Lula e da Fundação Perseu Abramo.
A hora da colheita
O partido tem muito o que comemorar, com os resultados econômicos e sociais positivos do Governo Lula 3. Como disse o próprio presidente, começam a ser colhidos agora, em 2026, os bons frutos após três anos de reconstrução do país, luta e muitos investimentos.
No dia 6, o Diretório Nacional do PT se reúne para definir uma resolução de Conjuntura Nacional. No dia 7, é aguardada a presença de Lula para a festa de encerramento.
Confira aqui a programação completa e os painelistas.
Matéria publicada originalmente no site PT Nacional e republicada aqui.