Zarattini debate o poder transformador da música e a cultura das periferias no Podcast Papo Reto

Zarattini recebeu Milton Sales, produtor musical, fundador do grupo Racionais MC’s e liderança do hip-hop, e Moisés da Rocha, criador e apresentador do programa O Samba Pede Passagem, da Rádio USP.

28 out 2025, 12:16 Tempo de leitura: 2 minutos, 8 segundos
Zarattini debate o poder transformador da música e a cultura das periferias no Podcast Papo Reto

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) discutiu, no novo episódio do Podcast Papo Reto com Zarattini, o poder transformador da música e seu papel como instrumento de mobilização e denúncia social nas periferias. O programa contou com a participação de dois ícones da cultura brasileira: Milton Sales, produtor musical, fundador do grupo Racionais MC’s e liderança do hip-hop, e Moisés da Rocha, criador e apresentador do programa O Samba Pede Passagem, da Rádio USP.

Durante a conversa, os convidados refletiram sobre como gêneros nascidos nas periferias, como o hip-hop e o samba, são expressões legítimas da resistência do povo negro e ferramentas de transformação social. Apesar da popularização, ambos ainda enfrentam processos de marginalização e preconceito.

Conhecido como o “Imperador do Samba”, Moisés da Rocha destacou a importância histórica de O Samba Pede Passagem, o programa de rádio mais longevo dedicado ao samba no Brasil, no ar desde 1978. “O programa provocou a disseminação e a proliferação do samba da periferia. Foi o primeiro programa que deu voz realmente ao povo periférico, ao negro da periferia”, afirmou Moisés.

Zarattini, por sua vez, criticou o preconceito enfrentado pelas manifestações culturais das periferias, citando a CPI dos Batidões, aberta na Câmara Municipal de São Paulo, que tenta criminalizar a cultura periférica ao associá-la ao crime organizado.

“A música e a arte são formas de expressão e na periferia não poderia ser diferente. Mas há quem queira criminalizar a arte periférica por preconceito”, afirmou o deputado.

Milton Sales, um dos fundadores dos Racionais MC’s, defendeu a democratização dos meios de comunicação e a descentralização da difusão cultural no país.

“É preciso fazer uma reforma da comunicação no Brasil. Por que não elevar a potência das rádios comunitárias, que já têm a estrutura necessária?”, questionou.

Por fim, Zarattini reforçou a importância de políticas públicas voltadas à valorização das expressões artísticas e da cultura popular, especialmente para ampliar o acesso da juventude aos espaços de criação.

“Há muito tempo estamos na luta em defesa da cultura das ruas, da cultura da periferia, lá em Brasília. Junto ao governo Lula, estamos trabalhando pela valorização dos artistas e pela garantia de que a voz dos jovens e das comunidades seja ouvida e respeitada”, destacou o parlamentar.

Assista: