
Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) criticou duramente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por taxar as gorjetas de garçons e aumentar a fiscalização sobre bares e restaurantes, ao mesmo tempo em que atua em Brasília contra a taxação dos bilionários, dos bancos e das casas de apostas online setores que movimentam bilhões de reais sem contribuir com um imposto justo.
Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp), o governo estadual intensificou as autuações contra estabelecimentos que não recolhem o tributo sobre gorjetas acima de 10%, até o limite de 15% previsto em lei. A entidade enviou um ofício ao governo paulista pedindo a suspensão dessas autuações, que penalizam trabalhadores e pequenos empresários. Em São Paulo, o Decreto nº 58.375/2012 garante isenção de imposto para gorjetas de até 10%, mas o valor que ultrapassa esse limite é tributado em 4% de ICMS.
Para Zarattini, o episódio expõe a incoerência do discurso do governador: “Tarcísio acha que engana o povo. Em Brasília, ele articula contra a taxação dos bilionários, dos bancos e das bets. Mas em São Paulo, aumentou a fiscalização contra bares e restaurantes para taxar as gorjetas dos garçons”, afirmou o parlamentar.
Assista: