
A superação da fome e da miséria como caminho definitivo para a paz no mundo foi o tema central do encontro entre o presidente Lula e o Papa Leão XIV, nesta segunda-feira (13), em Roma. Na reunião de 30 minutos, na Biblioteca do Palácio Apostólico, Lula exaltou a Exortação Apostólica Dilexi Te, publicada no último dia 9 de outubro pelo Vaticano. Na mensagem, o Santo Padre afirmou que não é possível separar a fé do amor pelos mais pobres.
“[Eu] disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, destacou o presidente Lula, em relato sobre o encontro publicado em suas redes sociais.
Os dois também trataram da saída do Brasil do Mapa da Fome, dos esforços da Aliança Global contra a Fome para erradicar todas as formas de insegurança alimentar no planeta, e dos desafios sociais que integram a agenda da COP30, que será realizada no Brasil em novembro. O papa foi convidado para o evento mas disse que, infelizmente, não poderá comparecer. Ele reiterou, no entanto, que o Vaticano será devidamente representando na Conferência do Clima
“Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome”, revelou o presidente. “E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.
A relação de proximidade de Lula com religiosos brasileiros também foi abordada no encontro. Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler foram citados pelo líder brasileiro, além da relação histórica do PT com as Comunidades Eclesiais de Base, centrais na sua formação.
O Santo Padre disse ao presidente que pretende visitar o Brasil, notícia que deixou Lula e Janja “muito felizes”, de acordo com a postagem. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”
“Me acompanharam no encontro com o Papa, além de Janja, os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira”, relatou Lula.
Texto originalmente publicado pelo site do PT Nacional.