
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) lançou uma campanha online pela cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade para pressionar pela perda do mandato por quebra de decoro parlamentar.
Eduardo Bolsonaro é acusado de atuar, a partir dos Estados Unidos, contra a soberania do Brasil e de atacar o Judiciário com o objetivo de livrar seu pai, Jair Bolsonaro, da prisão. O parlamentar está no exterior desde fevereiro, liderando uma ofensiva articulada com aliados do governo Trump. Entre os efeitos dessa atuação, estão a suspensão de vistos de autoridades brasileiras, a aplicação da Lei Magnitsky como forma de retaliação a membros do Judiciário e a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Para Zarattini, a conduta de Eduardo é incompatível com a função parlamentar. “Eduardo Bolsonaro está há meses no exterior atuando contra o próprio país. É um traidor da Pátria, um falso patriota. Sua conduta é incompatível com o cargo de parlamentar. Ele age contra a soberania nacional, tentando pressionar a Justiça e buscar sanções que prejudicam o Brasil apenas para livrar a si e sua família da cadeia”, afirmou.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados já instaurou processo contra o parlamentar, a partir de representação apresentada pelo Partido dos Trabalhadores.
Zarattini ressaltou a importância da mobilização popular para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta. “Um deputado eleito que não exerce o mandato e ainda atua contra os interesses do país não pode continuar como parlamentar. Eduardo desrespeita o povo brasileiro e o povo de São Paulo que o elegeu. Com mobilização, podemos pressionar a cassação do seu mandato”, defendeu. .