
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) participou do Encontro Nacional “Dança é Política”, realizado no campus do Instituto Federal de Brasília. O evento, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com o Fórum Nacional de Dança (FND), reuniu profissionais, estudantes, gestores e representantes de instituições para debater a construção coletiva de políticas públicas voltadas ao setor da dança no Brasil.
Em sua fala, o parlamentar destacou a importância da união da categoria e da luta pela ampliação do orçamento destinado à cultura, em especial aos profissionais da dança: “A união da categoria e a ampliação dos recursos para a cultura são fundamentais para fortalecer os profissionais, ampliar o alcance dessa arte e garantir direitos sociais e trabalhistas. Foram nos governos do PT, especialmente no do presidente Lula, que mais se investiu na valorização da cultura”.
Zarattini possui um amplo histórico de defesa da área e, atualmente, preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Dança, que busca fortalecer a valorização da categoria e ampliar sua representatividade no Congresso, atuando em pautas importantes para os trabalhadores do setor.
Uma emenda de R$ 300 mil foi destinada por Zarattini para a realização do encontro no próximo ano, reforçando seu compromisso: “Os profissionais da dança podem sempre contar com meu mandato. Estamos juntos na luta pela valorização e reconhecimento, aqui em Brasília, sempre defendendo essa importante área cultural”, afirmou.
Durante o evento, lideranças ressaltaram o papel do parlamentar na defesa da dança. A professora Dulce Aquino, representante do FND, agradeceu o apoio: “Zarattini está sempre nos apoiando e tem ideias novas para que a gente avance”, disse.
O bailarino, coreógrafo e diretor Sandro Borelli, também da diretoria do FND, destacou a relevância de sua atuação: “Foi o Zarattini que teve a ideia da criação de um fundo para o fomento à dança brasileira. É um parlamentar que realmente está fazendo um trabalho histórico para a dança no país”.
Estavam presentes o diretor-executivo da Funarte, Leonardo Lessa, e o diretor de Artes Cênicas da Funarte, Rui Moreira dos Santos.
Aposentadoria especial – Zarattini é autor do Projeto de Lei Complementar 190/2015, que prevê aposentadoria especial aos profissionais da dança após 25 anos de contribuição, em razão do desgaste físico e das frequentes lesões resultantes da atividade. A proposta já avançou e está em análise na Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
Regulamentação da dança – O Projeto de Lei 4768/2016, que busca regulamentar as atividades de coreógrafos, bailarinos e diretores de dança, está aguardando deliberação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.


Membro da diretoria do Fórum Nacional da Dança

Rui Moreira dos Santos.

Confira o vídeo abaixo: