Zarattini declara apoio à candidatura de Antonio Donato à presidência estadual do PT

Donato está concorrendo na chapa “PT Sem Medo”, com o número 399

6 jun 2025, 16:46 Tempo de leitura: 2 minutos, 49 segundos
Zarattini declara apoio à candidatura de Antonio Donato à presidência estadual do PT

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) declarou apoio à candidatura do deputado estadual Antonio Donato à presidência do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em São Paulo, durante o evento de lançamento da sua candidatura, nesta quinta-feira (5). Donato está concorrendo na chapa “PT Sem Medo”, com o número 399

Em seu discurso, Zarattini destacou a trajetória de Donato e defendeu a necessidade de uma direção partidária preparada para os desafios atuais e para o enfrentamento à extrema direita.  “Nosso partido está em cada canto do país porque está na luta pelo povo brasileiro. E, agora, o PT precisa estar preparado para reeleger o presidente Lula e organizado para enfrentar a extrema direita que só quer acabar com os direitos do povo. Para isso, precisamos de uma direção de luta que esteja pronta não só para as eleições, mas para o dia a dia. O Donato é um companheiro que está preparado para esse momento”, defendeu.

Durante o evento, Donato defendeu maior protagonismo do PT em pautas populares como a taxação de grandes fortunas, o fim da escala 6×1 e a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, além de mais atuação nas redes sociais para combater a desinformação da extrema direita. “A gente tem que ter um PT sem medo de ousar, sem medo de ir para o enfrentamento.A nossa luta tem que ser no dia a dia, junto do povo”, defendeu Donato. 

Donato reforçou ainda o seu compromisso com a reestruturação do partido, especialmente no interior do estado.  “Nesse período, como deputado estadual, passei a conhecer a militância heroica do interior, que mesmo com dificuldades, mantém viva a bandeira do PT. Nossa candidatura tem tudo a ver com esse compromisso: fortalecer o partido onde ele mais precisa de apoio e presença”, declarou.

O candidato à presidência nacional do PT, Edinho Silva, também enviou uma mensagem de apoio em vídeo, destacando a importância de Donato na construção da legenda no estado.  “Eu tenho um respeito imenso pelo Donato, um parceiro fundamental. Ele é um companheiro preparado e na minha avaliação é um dos maiores quadros da nossa geração no Partido dos Trabalhadores”, afirmou.

O lançamento da campanha reuniu diversas lideranças do partido, vereadores e apoiadores. Entre os presentes estavam os vereadores da capital paulista Luna Zarattini e João Ananias,  deputado estadual Reis, o ex-deputado estadual Adriano Diogo, o ex-deputado estadual Zé Américo, o coordenador da chapa nacional Campo Popular, e Claudete Alves, presidenta do Sindicato dos Educadores da Infância (Sedin).

PED 2025: A eleição será realizada no dia 6 de julho, por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), que renovará as direções municipais, estaduais e nacional do partido, com participação de filiadas e filiados de todo o país.

Com longa trajetória no PT, Donato iniciou sua militância ainda nos anos 1980, quando estudava na Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente do Diretório Zonal do PT no Campo Limpo (1989–1990) e do Diretório Municipal da capital entre 2010 e 2012. Em sua gestão, coordenou a campanha que elegeu Fernando Haddad prefeito de São Paulo em 2012. Também atuou na campanha de Lula à Presidência em 1989, na região do Campo Limpo.

Assista: