
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) se uniu à mobilização dos moradores de Sumaré e região contra a privatização do Hospital Estadual de Sumaré Dr. Leandro Franceschini (HES). O parlamentar, em parceria com o ex-vereador Willian Souza, lançou uma campanha online para pressionar o governador Tarcísio de Freitas a manter a Unicamp à frente da gestão do hospital, que é referência em atendimento público na Região Metropolitana de Campinas.
A unidade é gerida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde sua inauguração em 2000. O governo estadual já indicou que não renovará o convênio com a Unicamp, que termina em julho de 2025. A intenção é transferir a gestão do hospital para Organizações Sociais de Saúde (OSS), por meio de chamamento público.
“Tarcísio só pensa em privatização. Entregar o Hospital de Sumaré para iniciativa privada põe em risco a saúde pública da região. A permanência da Unicamp garante um atendimento de qualidade e fortalece o vínculo entre o hospital, a universidade e a população.”, afirmou Zarattini.
Zarattini reforça que a mobilização popular será decisiva para impedir a mudança. “Só com a força do povo conseguiremos barrar essa privatização. Assinar o abaixo-assinado é um passo importante para garantir que a saúde continue sendo um direito, e não um negócio”, concluiu.
Hospital Estadual de Sumaré – A unidade atende seis municípios da Região Metropolitana de Campinas: Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Por mês, realiza cerca de 1.200 internações, 1.050 cirurgias, 6.500 consultas especializadas, 1.500 atendimentos de urgência, 250 partos, 25 mil exames laboratoriais e 4 mil exames de imagem.
Clique aqui e assine o abaixo-assinado.
Assista: