
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) foi conferir a instalação de placas de aquecimento solar no Recanto dos Humildes, em Perus, Zona Norte de São Paulo. O projeto tem como objetivo oferecer soluções sustentáveis e acessíveis para famílias de baixa renda, reduzindo os custos com energia e contribuindo para a preservação das riquezas naturais.
A obra foi viabilizada por meio de emendas parlamentares destinadas por Zarattini para a comunidade a partir de articulação política do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do coletivo Povo de Luta.
Durante a visita, Zarattini destacou a relevância do projeto e da parceria. “Garantir energia acessível à população mais vulnerável é um passo essencial para promover a justiça social e a sustentabilidade. Essas placas solares não apenas protegem a conta de luz das famílias, mas também reforçam o compromisso com um futuro mais verde e justo”, disse o deputado.

Os moradores que receberam o deputado relataram grande economia na conta de luz a partir da instalação das placas – a queda de valores chegou a 68% em algumas residências – e comemoraram a conquista. “Isso nos deixa muito satisfeitos porque nosso mandato é um mandato do povo e para o povo”, reforça Zarattini.
Além da vistoria nas obras, que estão 100% concluídas, o deputado se reuniu com militantes no Recanto dos Humildes para discutir novas ações e fortalecer o diálogo com a população. No encontro, foram abordados temas como políticas públicas externas para habitação, infraestrutura e qualidade de vida dos moradores da região. Ele reafirmou seu compromisso com iniciativas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, destacando a importância da participação popular na construção de políticas públicas eficazes.